Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo

Gerência de Controle de Resíduos

A gerência de controle de resíduos do município de Cachoeiro de Itapemirim é uma unidade da Secretaria Municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEMURB) responsável pela gestão integrada de resíduos sólidos no município. Seus principais objetivos são:

• Coletar, transportar, tratar e destinar adequadamente os resíduos sólidos gerados no município;
  • Promover a educação ambiental e a conscientização da população sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos;
  • Contribuir para a proteção do meio ambiente e da saúde pública.

A coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis é realizada em alguns bairros do município. Para isso, a gerência de controle de resíduos disponibiliza pontos de coleta seletiva. Os resíduos recicláveis são separados em cinco categorias: papel, papelão, plástico, metal e vidro. Os resíduos são coletados em sacos plásticos coloridos, conforme a categoria do resíduo.

Lista de PEV – Ponto de Entrega Voluntário

Av. Theodorico Ferraço – Gilson Carone (Em frente ao Supermercado Carone)
Rua Sebastião Lacerda – Waldir Furtado – BNH de baixo (Pracinha)
Bairro Paraíso – Condomínio Residencial Montanha
Rua José Rodrigues – BNH (Ao lado da Quadra de Areia – próximo ao supermercado)
Residencial Esperança – Marbrasa (Conjunto Minha Casa Minha Vida)
R. Agripino de Oliveira – Independência – Lateral do Ministério Público
R. Arlindo Costa – Pacotuba – Na Escola Família Agrícola
Itaoca – Em frente a Igreja Católica
R: Maria Firmino Santana – São Lucas – Próximo a Igreja Católica
Simbraex – Rodovia do Contorno – Córrego Seco
R: Cel Francisco Athayde – Conduru – Na rua de trás à Praça Central

Serviços de Coleta Seletiva

O serviço de coleta seletiva ocorre todos os dias através da ASCOMIRIM localizada na Avenida Mauro Miranda Madureira,1318, Central Parque, próximo ao restaurante do Aloisio, ao lado do galpão da BRK, o atendimento é da 7h as 16h, da segunda a sexta.

Como funciona? O munícipe pode levar no endereço da ASCOMIRIM ou em caso de ser um volume de 500 kg a 1 tonelada solicitar através do 156 canal da Ouvidoria.

• Recolhimento de Papel / Papelão
  • Recolhimento de Metal
  • Recolhimento de Plástico
  • Recolhimento de Vidro
  • Recolhimento Eletrônico
  • Recolhimento Óleo de Cozinha
  • Recolhimento Lâmpada

Serviço do ECOPONTO

O serviço de ECOPONTO é disponibilizado ao munícipe, no entanto, ele tem a responsabilidade para transportar o material para o endereço da ASCOMIRIM localizada na Avenida Mauro Miranda Madureira,1318, Central Parque, próximo ao restaurante do Aloisio, ao lado do galpão da BRK, o atendimento é da 7h as 16h, da segunda a sexta.

• Recolhimento de móveis velhos
  • Recolhimento de galhos de Árvores
  • Recolhimento de Entulhos

Campanhas de Recolhimento Anual

As campanhas de recolhimento de resíduos ocorrem anualmente em Março (Campanha de recolhimento de resíduos eletrônicos); Junho (Campanha de recolhimento de lâmpada e óleo); Agosto (Campanha de recolhimento de vidro); Outubro (Campanha de recolhimento papel/papelão/plásticos/metais). As datas serão informadas no site da prefeitura.