Vigilância Ambiental / Unidade de Vigilância de Zoonoses
A Vigilância Ambiental / Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) são órgãos pertencente à Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
O órgão é responsável pelo combate e controle de pragas urbanas e desenvolve ação de prevenção e controle de animais sinantrópicos, como ratos, baratas, escorpião, pombos, aranhas.
O órgão é responsável pelo combate e controle e desenvolve ação de prevenção de arboviroses como Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela.
O órgão é responsável pela orientação, providências e a promoção da saúde humana, quando do envolvimento de riscos de transmissão de zoonoses e de ocorrência de acidentes causados por Animais Peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública, estão aquelas relacionadas aos animais peçonhentos, como algumas espécies de serpentes, escorpiões, aranhas, lagartas e abelhas, os quais são de interesse médico devido ao potencial de gravidade dos
acidentes causados.
O órgão é responsável pelos Programas de Vigiágua – ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano, Vigisolo – que busca o levantamento de risco de agravos diversos, decorrentes da contaminação do solo por substâncias químicas com o objetivo de prevenção e promoção da saúde da população e Vigidesastre – um conjunto de ações a serem adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para reduzir o risco da exposição da população e dos profissionais de saúde, reduzir doenças e agravos decorrentes deles bem como os danos à infraestrutura de saúde.
O órgão é responsável pelo combate e controle e desenvolve ação de prevenção de zoonoses e conta com equipe responsável pelo recolhimento de animais de pequeno porte, seguindo as orientações da Portaria 1.138/2014-MS, observação de animais agressores ou errantes, manutenção de animais para adoção, além de ações educativas na área da saúde.
O local possui médico veterinário para atender os animais mantidos em sua estrutura e esclarecimento a comunidade por meio de informações relacionadas às zoonoses, é responsável pelas ações que envolvem o controle animal com zoonoses, porém não realiza consultas e atendimentos gratuitos aos animais domésticos de proprietários.
No local, funciona ainda um posto fixo de vacinação antirrábica, com atendimento das 7h às 16h.
Nome do Responsável: Fabio Gava da Silva
Endereço: Av. Frederico Augusto Coser, s/n – Aeroporto, (Rodovia Cachoeiro x Muqui) Cachoeiro de Itapemirim – ES, CEP: 29.314-100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta-feira de 07:00h às 16:00h
Telefone:
(28) 3199-1269
Ramal de Comunicação Interna: 4916
E-mail do Setor: cczcachoeiro@gmail.com e gervigambiental@gmail.com