Notícias

A partir desta segunda (14)

Veja como funcionam serviços municipais durante o risco alto para Covid-19

Conforme determinação do governo estadual, baseada no Mapa de Risco Covid-19 do Espírito Santo, Cachoeiro está de volta ao risco alto para Covid-19, desta segunda-feira (14) até domingo (20). Nessa classificação, há restrições ou suspensão em atividades administrativas presenciais e no atendimento ao público em parte das repartições municipais. Confira como funcionam serviços da Prefeitura nesse período:

Saúde

Os serviços municipais de saúde funcionam normalmente. Unidades Básicas de Saúde, Policlínica Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde) e sede da Secretaria de Saúde: de segunda a sexta, das 7h às 16h.

Unidades de Pronto Atendimento funcionam 24h, todos os dias (incluindo fins de semana e feriados): UPA do bairro Marbrasa; Paulo Pereira Gomes”, no Baiminas (referência para pacientes com sintomas de covid-19); PA de Itaoca e Pronto Atendimento Infantil (PAI), no bairro Aquidaban (para crianças menores de 12 anos).

Educação

As aulas presenciais para alunos da rede municipal de educação do 6º ao 9º ano do ensino fundamental estarão suspensas nesta semana. Para as turmas das outras etapas de ensino que já retornaram às salas de aula, elas estão mantidas, dentro das regras do modelo de ensino híbrido, em que os estudantes alternam uma semana com aulas presenciais e uma semana com ensino remoto, levando em conta um revezamento de turmas.

O calendário de retorno às aulas presenciais para a educação infantil está mantido: em 14 de junho, para as turmas de Pré-I e Pré-II (Grupo 2); em 21 de junho, para as turmas de Maternal III e IV (Grupo 1); em 30 de junho, para as turmas de maternal III e IV (Grupo 2); em 5 de julho, para as turmas de Maternal I e II (Grupo 1) e em 19 de julho, para as turmas de Maternal I e II (Grupo 2).

A sede da Secretaria Municipal de Educação funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, com atendimento presencial.

Segurança

Atendimentos na Secretaria de Segurança devem ser agendados pelo telefone 3155-5015, das 12h às 18h, em dias úteis. As atividades da Guarda Civil Municipal não param.

Defesa Civil

A Defesa Civil também pode ser acionada, a qualquer hora, pelo telefone de plantão (28) 98814-3497 e, de segunda a sexta, das 8h às 14h, pelo telefone 199.

Manutenção e limpeza

Serviços de manutenção em logradouros são realizados de segunda a sexta, das 7h às 16h. A coleta de lixo segue regularmente o cronograma de atendimento aos bairros e distritos.

Ouvidoria Geral

O setor recebe solicitações de serviços, pedidos de informação e outras manifestações de segunda a sexta, das 7h às 17h, pelos telefones 156 e 3155-5237; WhatsApp (98814-3357), e pelo e-mail: ouvidoria@cachoeiro.es.gov.br. Além disso, o cidadão pode acionar o órgão, a qualquer hora, através do aplicativo “TodosJuntos”, Portal do Cidadão e pelo WhatsApp Cachoeiro Online (98803-9552).

Disk Aglomeração

De segunda a quinta-feira, as pessoas podem acionar o serviço através dos telefones 153 e (28) 98814-3357 (por ligação e Whatsapp), de 7h às 17h. De sexta a domingo, os atendimentos são realizados das 10h às 20h, pelo telefone 98814-3357 (por ligação e Whatsapp).

O serviço também tem canais digitais que podem ser acessados a qualquer hora. São eles: o aplicativo de celular “Todos Juntos”, o Portal do Cidadão (www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral), a página Cachoeiro Online (www.cachoeiro.es.gov.br/online) e o WhatsApp Cachoeiro Online (98803-9552, opção 4).

Urbanismo e mobilidade

Na Secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, o atendimento ao público é feito mediante agendamento prévio, pelo telefone 3155-5374, nos dias úteis, das 10h às 16h. Serviços como licença para construção, habite-se, termo de referência para EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) e consulta aos índices urbanísticos estão disponíveis no portal processos.cachoeiro.es.gov.br. Os agentes de trânsito estão nas ruas e podem ser acionados pelo telefone 190 (Ciodes).

Rotativo

O estacionamento rotativo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 12h.

Secretaria de Fazenda

A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) fará atendimentos presenciais marcados pelo site agendamento.cachoeiro.es.gov.br.

Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h, em três locais: na rua Resk Salim Carone, nº 34, Gilberto Machado (atrás da rodoviária); na sede da Semfa, localizada na Vinte e Cinco de Março, em frente ao Shopping Cachoeiro; e no Núcleo de Atendimento do Produtor Rural, situado no Pátio do Fórum de Cachoeiro, no bairro Independência.

Demais atendimentos, que não constam como opção na marcação on-line, prosseguem sendo prestados pelos telefones (28) 3522-6391, (28) 3522-6457 e (28) 3155-5230. Aos contadores, continua disponível o e-mail: protocoloatendimentosemfa@cachoeiro.es.gov.br.

O boleto do IPTU de 2021 pode ser emitido no site prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/iptu2021 ou recebido no e-mail cadastrado em prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/iptudigital. Para a retirada do boleto impresso ou pedido de revisão, é necessário agendar atendimento presencial em agendamento.cachoeiro.es.gov.br/iptu.

Procon

Os atendimentos para registro de reclamações no Procon seguem sendo feitos por telefone, das 12h às 17h.

O atendimento presencial, na sede do órgão, é restrito para quem deseja fazer protocolos de defesa ou cargas processuais. É atendida apenas uma pessoa por vez, seguindo todas as medidas de segurança necessárias.

Telefones do Procon: (028) 3155-5262 | (028) 3155-5276 | (028) 3511-5510 | (028) 3155-5408 | (028) 3511-5503 | (028) 3515-1228 | (028) 3251-1827 | (028) 3522-1201.

Além disso, há canais alternativos para serem feitos atendimentos: o site www.consumidor.gov.br e aplicativo para celular “Procon ES”, que pode ser baixado gratuitamente.

Agersa

Na Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados, os atendimentos presenciais estão suspensos. Para acionar o órgão, é preciso entrar em contato por meio do telefone (28) 99917-3262, em dias úteis, das 12h às 18h. Outras opções são o e-mail ouvidoria@agersa.es.gov.br ou o site agersa.es.gov.br.

Desenvolvimento Econômico

Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), os atendimentos também estão sendo feitos de forma remota, pelo telefone 3155-5223, em dias úteis, das 12h às 18h.

O agendamento para emissão da Carteira Nacional do Artesão segue sendo realizado, das 12h às 18h. É preciso ligar para o telefone acima ou enviar e-mail (semdec.joao@cachoeiro.es.gov.br) para marcar um horário para o teste de aptidão realizado na sede da secretaria, localizada no Museu da Ciência e da Tecnologia, no bairro Coronel Borges.

Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor realiza atendimento presencial em dias úteis, das 10h às 18h, e também atende pelo telefone 3155-5292 e por e-mail (semdec.saladoempreendedor@cachoeiro.es.gov.br; semdec.cristiane@cachoeiro.es.gov.br; semdec.leonardo@cachoeiro.es.gov.br; semdec.lineker@cachoeiro.es.gov.br e semdec.ricardo@cachoeiro.es.gov.br).

Os atendimentos referentes ao programa Nossocrédito são feitos em dias úteis, das 10h às 18h, pelos e-mails nossocreditocachoeiro@gmail.com, semdec.patricia@cachoeiro.es.gov.br e pelo telefone: 3522 4445.

Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz atendimentos presenciais, das 10h às 16h, na Sala do Empreendedor, mediante agendamento pelo site agendamento.cachoeiro.es.gov.br.

Administração

A Secretaria Municipal de Administração fará atendimento externo mediante agendamento pelo site agendamento.cachoeiro.es.gov.br.

Procuradoria Geral do Município

Atende segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h às 18h.

Espaços culturais

Os espaços culturais do município estão fechados. O setor administrativo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo funciona, em dias úteis, das 12h às 18h, com atendimento presencial, feito por agendamento pelo e-mail semcult@cachoeiro.es.gov.br e pelos telefones 3155-5309 ou 3155-5221.

Esporte e lazer

O público pode frequentar os espaços públicos de esporte e lazer abertos, como praças, mantendo os protocolos preventivos. As academias públicas e núcleos de qualidade de vida da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) estão retomando as atividades orientadas gradualmente. Para saber como participar, entre em contato pelo telefone 3155-5616, das 12h às 18h, em dias úteis.

Agricultura

As Feiras Livres da Agricultura Familiar funcionam: às terças e sextas, das 17h às 19h, na Ilha da Luz; às quartas, das 5h às 9h, no largo da Matriz Velha (rua Dom Fernando), bairro Independência; aos sábados, em frente ao Ginásio de Esportes do bairro Nova Brasília, das 5h às 9h; e às quintas, das 16h às 19h, na praça localizada na avenida Cristina Dias Lopes, no Gilberto Machado.

A Secretaria Municipal de Agricultura atende, em dias úteis, das 8h às 16h, pelos telefones 3521-1963, 3521-1385 e 3521-1147. Na unidade da Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa Sul), o pavilhão de lojas funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h, e os dias de mercado são as segundas e as quintas.

Ipaci

O Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de Itapemirim (Ipaci) mantém o expediente interno das 9h às 18h. O atendimento às demandas externas é feito por agendamento, através do telefone 3155-5364 ou pelo e-mail ipaci.cachoeiro@ipaci.es.gov.br.

Assistência social

Funcionam nos dias úteis, de 12h às 18h: o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o Conselho Tutelar e a Central de Benefícios.

O apoio administrativo, responsável pela gerência de recursos humanos e financeiros, funciona das 12h às 18h, e os Conselhos Tutelares, das 8h às 14h, por escala. O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) continua funcionando das 8h às 20h; o Banco de Alimentos, das 7h às 16h, e serviços de acolhimento, 24h.

Estão suspensos serviços prestados pelo Centro de Convivência Vovó Matilde e serviços de fortalecimento de vínculos dos idosos.

Serviços de assistência social:

– Acessuas Trabalho:

Endereço: rua Vinte e Cinco de Março, 692 – Centro – Cras, no 2º andar

(28) 3155-5372

– Banco de Alimentos

Endereço: rua Moisés Campos Pancini, S/N – Aeroporto

Telefone: (28) 3521-9114

– Central de Benefícios

Endereço: rua Dona Joana, no imóvel da esquina com a praça São João, no Centro

Telefone: (28) 3155- 5235

– Centro POP (Espaço Vida)

Endereço: rua Deodoro da Fonseca, nº 98, no bairro Independência

Telefone: (028) 3521 – 1922

– Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)

Endereço: rua Vinte e Cinco de Março, 692 – Centro

(28) 3511-1616 (coordenação)

(28) 3517-9636 (medidas socioeducativas)

(28) 3521-1922 (pessoas em situação de rua)

(28) 3155-5303 (violação de direitos)

– Centros de Referência de Assistência Social (Cras):

Alto União

Endereço: Rua José Olímpio Gomes, 614-722

Telefone: (28) 3155-5413

.Jardim Itapemirim

Endereço: Rua Aryo Sardemberg, 01

Telefone: (28) 3155-5329

.Village da Luz

Endereço: Rua Pedro Pereira, s/n

Telefone:(28) 3155-5259

.Zumbi

Endereço: Rua Maria Dolores Santana

Telefone: (28) 3526-7880

.Distrito de Burarama

Endereço: Rodovia João Zago, s/n

Telefone: (28) 3539-3014

.Distrito de Itaoca

Endereço: Rua Braz Vivácqua, s/n

Telefone: 3522-9535

.Rui Pinto Bandeira

Endereço: Rua Apóstolo Mateus (Estação Cidadania – Cultura)

Telefone: 3526-8717

– Conselho Tutelar

Regional I

Endereço: Rua Ronilson Rodrigues, 19 – Monte Cristo.

Telefone: (28) 3526-8751 / (28) 98814-3507 (plantão 24h)

Regional II

Endereço: Rua Joubert Alves Ayub, 48/50 – Ilha da Luz

Telefone: (28) 3155-5284 / 5002 / (28) 98814-3515 (plantão 24h)

– Sede e gerências

Endereço: Rua Joubert Alves Ayub, 48/50 – Ilha da Luz

Telefone: (28) 3522-2212