Nesta semana, Cachoeiro voltou à classificação de risco alto para Covid-19. Confira, a seguir, os atendimentos ao público disponíveis nos setores da Prefeitura.
Saúde
Todos os serviços da rede municipal de saúde funcionam normalmente.
Educação
As atividades para alunos da rede municipal de ensino continuam sendo remotas. São disponibilizadas, na Sala Virtual do Portal do Aluno, coletâneas pedagógicas para as turmas da pré-escola (Pré-I e Pré-II) e da educação especial e, no Google Sala de Aula, para as turmas do ensino fundamental (1º ao 9º ano).
As unidades de ensino funcionarão às segundas, quartas e sextas-feiras, de 12h às 18h. Os pais ou responsáveis que não possuem acesso à internet podem entrar em contato com os gestores escolares das respectivas unidades de ensino em que seus filhos estão matriculados para solicitar o material impresso. A entrega ocorrerá mediante agendamento, para evitar aglomerações.
A Secretaria Municipal de Educação funcionará, em regime de teletrabalho e escalas presenciais, às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 12h às 18h. Para atendimento presencial, é necessário agendar previamente por meio de contato telefônico. Os números dos setores podem ser consultados na página da secretaria, no site da Prefeitura – www.cachoeiro.es.gov.br.
Segurança
A Guarda Civil Municipal trabalha de forma normal. A Defesa Civil também poderá ser acionada, a qualquer hora, pelo telefone de plantão: (28) 98814-3497 e, das 8h às 14h, pelo telefone 199.
Manutenção, limpeza e cemitério
A coleta de lixo funciona regularmente. Também haverá funcionários, em regime de escala, atuando no cemitério municipal do Coronel Borges. Eles atenderão das 7h às 17h e, depois desse horário, haverá um servidor de plantão na capela mortuária. Solicitações de serviços de manutenção e de limpeza pública devem ser feitas pelo telefone 156, da Ouvidoria Geral do Município.
Ouvidoria
Além do 156, a Ouvidoria Geral do Município recebe solicitações de serviços, pedidos de informação e outras manifestações por meio do aplicativo “TodosJuntos”, que pode ser baixado, grátis, na loja de aplicativos de qualquer celular. Outras opções são a página www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral, os telefones 3155-5237 e 153 e o WhatsApp (98814-3357). Atendimentos presenciais estão suspensos. Os atendimentos telefônicos e por WhatsApp são feitos das 7h às 17h.
Disk Aglomeração
O Disk Aglomeração atende, em qualquer dia, no horário das 7h às 17h, pelo telefone 153. O serviço também tem canais digitais que podem ser acessados a qualquer hora. São eles: o aplicativo de celular “Todos Juntos”, o Portal do Cidadão (www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral), a página Cachoeiro Online (www.cachoeiro.es.gov.br/online) e o WhatsApp Cachoeiro Online (98803-9552, opção 4).
Urbanismo e mobilidade
Na Secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, o atendimento ao público será feito mediante agendamento prévio, feito pelo número 3155-5374, nos dias úteis, das 10h às 16h. Serviços como licença para construção, habite-se, termo de referência para EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) e consulta aos índices urbanísticos estão disponíveis no portal processos.cachoeiro.es.gov.br.
Trânsito
Agentes de trânsito trabalham em regime de escala e podem ser acionados pelo telefone 190 (Ciodes).
Rotativo
O estacionamento rotativo funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Secretaria de Fazenda
A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) fará atendimentos presenciais que antes forem marcados por agendamento on-line. Para isso, é necessário acessar site da Prefeitura, na área de agendamento on-line, verificar os serviços da Fazenda disponíveis e preencher as informações necessárias.
Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h, em três locais: na rua Resk Salim Carone, nº 34, Gilberto Machado (atrás da rodoviária); na sede da Semfa, localizada na Vinte e Cinco de Março, em frente ao Shopping Cachoeiro; e no Núcleo de Atendimento do Produtor Rural, situado no Pátio do Fórum de Cachoeiro, no bairro Independência.
Demais atendimentos, que não constam como opção na marcação on-line, prosseguem sendo prestados pelos telefones (28) 3522-6391, (28) 3522-6457 e (28) 3155-5230. Aos contadores, continua disponível o e-mail: protocoloatendimentosemfa@cachoeiro.es.gov.br.
Procon
No Procon, não haverá atendimento presencial. Os consumidores que precisarem poderão entrar em contato pelos telefones 3155-5262 e 3155-5276, das 12h às 17h. Há canais alternativos: o site www.consumidor.gov.br e aplicativo para celular “Procon ES”, que pode ser baixado gratuitamente.
Agersa
Na Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), os atendimentos presenciais estão suspensos. Para acionar o órgão, é preciso entrar em contato por meio do telefone (28) 99917-3262, em dias úteis, das 12h às 18h. Outras opções são o e-mail ouvidoria@agersa.es.gov.br ou o site agersa.es.gov.br.
Desenvolvimento Econômico
Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), os atendimentos também estão sendo feitos. de forma remota, pelo telefone 3155-5223, em dias úteis, das 12h às 18h.
Já o agendamento para emissão da Carteira Nacional do Artesão seguirá sendo realizado, das 12h às 18h. Os interessados precisam marcar pelo telefone 3155-5223 ou pelo e-mail: semdec.joao@cachoeiro.es.gov.br, um horário para o teste de aptidão realizado na sede da secretaria, localizada no Museu da Ciência e da Tecnologia, no bairro Coronel Borges.
Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor realiza atendimento presencial em dias úteis, das 10h às 18h, pelo telefone 3155-5292 e por e-mail. Assuntos referentes à sala podem ser resolvidos por meio dos endereços: semdec.saladoempreendedor@cachoeiro.es.gov.br; semdec.cristiane@cachoeiro.es.gov.br; semdec.leonardo@cachoeiro.es.gov.br; semdec.lineker@cachoeiro.es.gov.br e semdec.ricardo@cachoeiro.es.gov.br.
Os atendimentos referentes ao programa Nossocrédito são feitos em dias úteis, das 10h às 18h, pelos e-mails nossocreditocachoeiro@gmail.com, semdec.patricia@cachoeiro.es.gov.br e semdec.wagner@cachoeiro.es.gov.br e pelo telefone: 3522 4445.
Meio Ambiente
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz os atendimentos presenciais mediante agendamento on-line prévio, pelo site agendamento.cachoeiro.es.gov.br. Os atendimentos acontecem feitos de segunda a sexta-feira, de 10h às 16h.
Espaços culturais
Os espaços culturais do município estão fechados. O setor administrativo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo funciona, em dias úteis, das 12h às 18h, com atendimento presencial, feito por agendamento pelo e-mail semcult@cachoeiro.es.gov.br e pelos telefones 3155-5309 ou 3155-5221.
Esporte e lazer
O público pode voltar a frequentar os espaços públicos de esporte e lazer que são abertos, como praças, mantendo os protocolos preventivos. Além disso, as academias Viva Mais da Beira Rio, do Baiminas, do Nova Brasília e do Aeroporto, voltam a ter atividades. Elas acontecerão de segunda a sexta, às 6h30 e às 17h.
Agricultura
Duas Feiras Livres da Agricultura Familiar voltaram a funcionar. Sempre às quartas-feiras, das 5h às 9h, no largo da Matriz Velha (rua Dom Fernando), funciona a Feira do bairro Independência. Já a do bairro Nova Brasília acontece todos os sábados, em frente ao Ginásio de Esportes, das 5h às 9h.
A Secretaria Municipal de Agricultura atende, em dias úteis, das 8h às 16h, pelos telefones 3521-1963, 3521-1385 e 3521-1147. Nos mercados municipais Quincas Leão e São João, podem funcionar os estabelecimentos que vendem hortifrutigranjeiros e outros alimentos. Na unidade da Central de Abastecimento do Espírito Santo, em Cachoeiro (Ceasa Sul), o pavilhão de lojas funcionará de segunda a sexta 7h às 16h e os dias de mercado são as segundas e as quintas.
Assistência social
Funcionam nos dias úteis, de 8h às 14h: o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); os Centros de Referência de Assistência Social (Cras); o Conselho Tutelar e a Central de Benefícios, que atende às demandas sobre CadÚnico, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social e Passe livre.
Serviços:
– Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, 692 – Centro – Telefone: 3155-5303.
– Centros de Referência de Assistência Social (Cras)
Alto União
Endereço: Rua José Olímpio Gomes, 614-722 – Telefone: (28) 3155-5413
Jardim Itapemirim
Endereço: Rua Aryo Sardemberg, 1 – Telefone: (28) 3155-5329
Village da Luz
Endereço: Rua Pedro Pereira, s/n – Telefone: (28) 3155-5259
Zumbi
Endereço: Rua Maria Dolores Santana – Telefone: (28) 3526-7880
Distrito de Burarama
Endereço: Rodovia João Zago, s/n – Telefone: (28) 3539-3014
Distrito de Itaoca
Endereço: Rua Braz Vivácqua, s/n – Telefone: 3526-8717
Rui Pinto Bandeira
Endereço: Rua Apóstolo Mateus – Telefone: 3522-9535
– Conselhos Tutelares
Conselho Tutelar – Regional I – atendimento presencial de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.
Endereço: Rua Ronilson Rodrigues, 19 – Monte Cristo – Telefone (28) 98814-3507
Conselho Tutelar – Regional II – – atendimento presencial de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.
Endereço: Rua Joubert Alves Ayub, 48/50 – Ilha da Luz – Telefone (28) 98814-3515
– Central de Benefícios
Endereço: Rua Dona Joana, nº 25, no imóvel da esquina com a praça São João, no Centro – Telefone 3155-5235
– Banco de Alimentos
Endereço: Rua Moisés Campos Pancini, S/N – Aeroporto. Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h –Telefone: (28) 3521-911.
– Espaço Vida
O Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) continua funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Fica localizado na rua Deodoro da Fonseca, nº 98, no bairro Independência. O telefone de contato é 3521-1922.