Telebras firma parceria com a Dataci

Cooperação técnica visa à ampliação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) na região

A Telebras firmou, nesta quarta-feira (13), Termo de Cooperação Técnica com a Dataci – Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim, envolvendo intercâmbio de conhecimentos técnicos, troca de informações e apoio nas ações para cessão e compartilhamento de espaços físicos e de infraestrutura, de capacidades e serviços de telecomunicações, visando à ampliação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) na região.

A parceria prevê também o desenvolvimento de projetos e estudos conjuntos em áreas de interesse comum, pesquisas e desenvolvimento tecnológico de redes e suas aplicações avançadas para a expansão das infraestruturas, capacidades de telecomunicações e ampliações dos respectivos serviços.

Em Brasília, assinaram o Termo pela Telebras, o presidente Jorge Bittar, e o diretor Comercial, José Emilson Motta Barros de Oliveira Júnior; e pela Dataci o presidente Edmar Lyrio Temporim e o gerente de Infraestrutura de Tecnologia, Miter Mayer de Oliveira Ferreira. Também acompanharam a solenidade o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione Dias, e o gerente de Relacionamento com Operadoras e Parceiros da Telebras, William Lima Vaz.

A primeira reunião técnica para definir as primeiras ações conjuntas será realizada nesta quinta-feira (14), na capital federal. Um dos pontos destacados na parceria será a instalação de um ponto de presença da Telebras próximo ao datacenter da Dataci, facilitando a integração das redes das duas empresas e a oferta de serviços de banda larga a órgãos públicos e também a clientes privados da região. A rede da Dataci será interligada ao backbone da Telebras, que possui 28 mil km de extensão e chega a todas as regiões do País.

O presidente da Dataci disse que a parceria com a Telebras vai melhorar os serviços ofertados na região. Por sua vez, o prefeito Carlos Casteglione ressaltou que a chegada da Telebras no município capixaba fará com que o preço da banda larga sofra redução, beneficiando órgãos de governo e consumidores privados.

Durante o evento, Bittar destacou a importância da parceria para ampliar a oferta de serviços da Telebras na região Sudeste, chegando com preços competitivos e facilitando o acesso à banda larga de qualidade de milhares de pessoas.