Lei Lucas

Servidores de escolas municipais são treinados para primeiros socorros

Formação começou nesta segunda-feira (17) e vai contemplar profissionais de todas as unidades
Foto: Divulgação/PMCI

Nesta segunda-feira (17), a Secretaria de Educação de Cachoeiro iniciou uma capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e servidores das escolas municipais.

O objetivo é preparar os profissionais para atuarem, da forma mais adequada possível, na assistência imediata a alunos e funcionários, em eventuais incidentes no ambiente escolar.

Realizada em atendimento à lei federal nº 13.722/2018 (denominada Lei Lucas) e ao decreto municipal nº 32.245/2022, publicado neste mês, a formação acontecerá de maneira gradativa. Começou com servidores das unidades de ensino da educação infantil e, posteriormente, avançará para os que atuam nas unidades de ensino fundamental.

Conhecimentos teóricos e práticos serão ensinados aos profissionais de acordo com a faixa etária atendida pela unidade de ensino. Eles aprenderão, por exemplo: os procedimentos iniciais no amparo à vítima; identificação dos sinais vitais; cuidado com pessoas acidentadas conscientes e inconscientes; reanimação cardiorrespiratória; manobra de Heimlich ou desengasgo; controle de hemorragias; procedimentos em caso de fraturas ou de choque elétrico; sinais de envenenamento e procedimentos adequados, além de manobras seguras, para manuseio ou transporte da vítima.

“A capacitação trará maior clareza sobre os primeiros procedimentos a serem adotados em relação ao atendimento de urgência e emergência nas unidades de ensino. Nossos servidores estarão ainda mais preparados, para atuar nesses casos, o que garante mais segurança e tranquilidade a toda a comunidade escolar”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.