A Secretaria Municipal de Agricultura e Interior de Cachoeiro de Itapemirim (Semai) deu mais um passo para a implantação do Circuito de Turismo Rural do município.
Na quinta-feira (21), mais de 40 agricultores das comunidades de Boa Vista e Alto São Vicente, no distrito de São Vicente, participaram de um seminário de sensibilização com os técnicos da Semai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES). A atividade foi realizada em Boa Vista.
Um consultor especializado, com experiência na implantação dos mais conhecidos circuitos de Turismo Rural do Espírito Santo, na região de Pedra Azul, Domingos Martins e Marechal Floriano, dialogou com os agricultores sobre os locais que farão parte da rota, as atividades de capacitação sobre o processo de organização e a estrutura do circuito.
O projeto da Semai tem como objetivo gerar alternativas de emprego e renda para os agricultores, seus familiares e moradores do campo, a partir da oferta de produtos de origem agrícola e serviços de lazer, aproveitando a riqueza de recursos naturais e as paisagens do interior do município.
“Todo o processo deve durar cerca de três anos e vai contemplar as fases de capacitação dos empreendedores (agricultores), de planejamento estratégico, análise dos empreendimentos, consultorias individuais, missões técnicas, avaliação de projetos, criação da identidade visual do circuito e organização das atividades coletivas”, disse o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.
Ainda de acordo com o secretário, a iniciativa vai contemplar, também, as comunidades rurais de Independência e Bom Jardim. Com o projeto, será criada uma infraestrutura de suporte ao turista, com lanchonetes, pousadas, guias turísticos e transporte.