A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro publicou, nesta quinta-feira (17), um edital de chamamento público para credenciamento de pessoas jurídicas que desejam realizar projetos educacionais em cooperação com a pasta, sem ônus para o município.
Podem se inscrever entidades, associações, organizações, empresas, cooperativas, instituições públicas ou privadas que objetivem a execução de atividades de natureza pedagógica.
Os projetos deverão ser voltados para crianças e adolescentes com idades entre 4 e 16 anos matriculados na rede municipal de ensino, com foco no relacionamento entre os alunos, contribuindo para o exercício da cidadania, a cultura da paz, o combate à violência, ao preconceito e à discriminação.
As atividades deverão ser realizadas no turno inverso das aulas regulares e estar alinhadas ao projeto pedagógico das unidades de ensino, contemplando áreas como danças, dramatização teatral, circuito literário, musical, quadro circense, fantoches, artes plásticas, pintura, escultura, desenhos, coral, futsal, futebol, karatê, capoeira e jiu-jitsu, performance esportiva, curtas (audiovisual), fotografia, história em quadrinhos, artesanato, entre outros.
As inscrições permanecerão abertas durante o ano letivo de 2023, sendo realizadas na sede da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), situada na rua 25 de Março, Centro.
O edital contendo todas as orientações para o procedimento está disponível para consulta no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/editais).
“O credenciamento de projetos tem como objetivo enriquecer o currículo escolar. Isso possibilita a participação ativa da comunidade nas iniciativas educacionais da rede municipal de ensino, oferecendo uma variedade de atividades relacionadas às diferentes áreas de aprendizagem”, destaca Cristina Lens, secretária municipal de Educação.