Notícias

Facilidade

Reclamações online: Procon Cachoeiro disponibiliza ferramenta para consumidores

O site é uma ferramenta de acessibilidade que aproxima ainda mais o Procon da população
Foto: Helena Valadão/Procon

Os consumidores de todo o Brasil contam com os milhares de órgãos que atuam na defesa dos direitos dos consumidores, recebendo reclamações, orientando sobre questões de consumo e atuando para cessar práticas abusivas de empresas.

Em Cachoeiro, o Procon recebe, na sua sede, localizada na Rua Bernardo Horta, 204, Guandú, cerca de 60 novos atendimentos, com denúncias, reclamações ou apenas uma dúvida a ser sanada.

Contudo, a pasta conta com um site onde é possível registrar reclamações, acompanhar processos abertos junto ao órgão, agendar consultas presenciais e, ainda, ter acesso a links interessantes, que dão acesso a informações interessantes da área para os cidadãos. Para acessar, é só acessar a página: http://procon.cachoeiro.es.gov.br.

A importância reside no fato de que, de dentro de sua residência, ou em qualquer local que for, consumidores de Cachoeiro poderão registrar suas reclamações ou registrar dúvidas no Procon Online.  “Tal ferramenta, representa um avanço significativo das atividades deste órgão, que tem uma grande credibilidade junto a população, devido a seu alto índice de resoluções, que hoje gira em torno de 80%. É uma ferramenta de acessibilidade que nos aproxima ainda mais da população”, comenta o coordenador executivo, Fabiano Pimentel.

Reclamação na palma da mão
Tanto o endereço eletrônico quanto o aplicativo prometem facilitar a vida do cidadão cachoeirense, pois o consumidor pode realizar todo o processo de forma 100% online, através do computador ou celular, com os documentos indispensáveis em mãos.

O aplicativo é possível ser baixado, e oferece acesso a vários serviços do Procon, de forma prática, visando assim democratizar o acesso da população a diversos serviços oferecidos pela prefeitura municipal na área de direito do consumidor.

Vale a ressalva que antes de abrir uma reclamação, o Procon orienta aos consumidores a tentarem contato com a empresa para buscar um acordo amigável, para uma tentativa resolver o problema. Se não for possível, orienta procurar a seção do site “abrir reclamação” e fazer o registro, com os seguintes documentos em mãos:

*Documento de identificação oficial com foto
* Comprovante de residência
* CPF
* Nota Fiscal
* Contrato de prestação de serviço (se tiver)
* Fatura (se for caso, por exemplo, de reclamação de cartão de crédito, água, energia elétrica, celular, telefone)
* Ordem de Serviço (em caso de conserto) Termo de garantia
* Orçamento
* Anexe imagens de mensagens de e-mail ou registros de qualquer contato que você teve com a empresa sobre a compra.