O Centro Cultural Nelson Sylvan recebe, no domingo (19), o projeto “Dramáticas”, do grupo Elas Tramam, de Vitória. A iniciativa vai oferecer ao público três atividades: Sarau Dramático, Oficina Palavra de Menina e Varal Palavra de Menina.
A oficina, que começa às 13h, aborda os temas “Feminina” e “Feminista Palavra de Menina” e é destinada a jovens com idades entre 14 e 21 anos. Cinco atrizes do Elas Tramam conduzirão o processo. São 20 vagas e as inscrições podem ser feitas por meio do link https://forms.gle/9x7p1pnwEhuUsfb79, até sexta-feira (17). Os textos serão mostrados durante o Varal Palavra de Menina, que acontecerá a partir das 18h.
O Sarau Dramáticas – Literatura para ler, ver e viver terá performances, leituras dramáticas e poesias, com início às 18h. Também serão apresentados trechos dos E-books 1º Elas Tramam – Dramaturgias tecidas por mulheres do Espírito Santo e o 2º Elas Tramam – Dramaturgias tecidas por mulheres do Espírito Santo, além de textos elaborados nos laboratórios de escrita do núcleo permanente, para mulheres de três cidades do Espírito Santo: Vila Velha, Cariacica e Cachoeiro.
O projeto é contemplado no edital 006/2018 de incentivo à leitura da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e a realização do evento em Cachoeiro tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult).
O Centro Cultural Nelson Sylvan fica na rua 25 de Março, em frente à Casa do Estudante.
Elas Tramam
Elas tramam é um projeto de criação e difusão de textos teatrais produzidos por 14 mulheres do Espírito Santo, idealizado por Nieve Matos, encenadora e dramaturga, em parceria com Aline Dias, escritora e jornalista, e Alessandra Pin Ferraz, atriz, dramaturga e designer.
O objetivo do grupo, que existe desde 2017, é promover a produção e divulgação de textos escritos por meninas e mulheres.
*Com informações de Dayane Hemerly.