A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro divulgou a programação preliminar da 8ª Bienal Rubem Braga que, neste ano, terá como tema “Narrativa de vida e literatura: governança ambiental e sustentabilidade para um futuro inteligente”.
O evento será realizado entre os dias 23 e 29 de maio, em formato semipresencial, com a solenidade de abertura, mesas e lançamento de livros sendo transmitidos, ao vivo, pelo canal oficial da Semcult no YouTube (Semcult Cachoeiro).
Durante a programação, as mesas contarão com participantes renomados da área da literatura, cujos nomes serão divulgados nos próximos dias. A transmissão será feita diretamente do auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme). Os espectadores poderão interagir, enviando perguntas pelo WhatsApp, que serão acolhidas pelo mediador da mesa e respondidas pelos participantes.
“Dentro da programação da 8ª Bienal Rubem Braga, por meio das mesas literárias, vamos interagir diretamente com alunos de dezoito escolas públicas, privadas e faculdades de Cachoeiro de Itapemirim, que estarão presentes no auditório da Seme. Além de termos a participação, em vídeo, de escolas dos onze municípios que compõem a Superintendência Regional de Cachoeiro de Itapemirim, com uma grande quantidade de estudantes e público em geral que participarão da transmissão online”, comenta Lucimar Costa, subsecretário de Cultura de Cachoeiro e coordenador da Bienal.
A 8ª Bienal Rubem Braga contará também com ações nas escolas do município, por meio de contação de histórias, oficinas e apresentação de cosplayers. A expectativa da Seme é que cerca de 9,3 mil estudantes da rede municipal, 650 da rede estadual e alunos de escolas particulares participem das atividades.
Além disso, serão realizadas oficinas com materiais recicláveis (oficina Fazendo Arte e oficina Pedras Encantadas), para alunos do Ensino Fundamental II de 60 escolas públicas e privadas.
“Estamos muito contentes em realizar a 8ª Bienal Rubem Braga que, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, não pôde ser realizada no ano de 2020. Durante o planejamento da programação, o cenário pandêmico ainda gerava incertezas quanto às condições de realização de um evento desse porte no formato presencial. Por isso, optamos pelo modelo semipresencial que, certamente, não tirará o brilho e a importância de celebrarmos a literatura cachoeirense e a memória de Rubem Braga, nosso grande cronista”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.
Estante Bienal
Durante a semana da Bienal, livrarias de Cachoeiro foram convidadas a criarem a ‘Estante Bienal’, com uma seleção de livros de palestrantes, volumes lançados durante o evento e com assuntos afins aos temas debatidos.
Programação preliminar da 8ª Bienal Rubem Braga
Auditório Marco Antônio de Carvalho (apenas transmissão on-line):
Terça-feira 24/05:
— 19h – Sessão Solene de Abertura
— 20h – Conferência de Abertura: “Literatura e as narrativas de vida: governança ambiental e sustentabilidade para um futuro inteligente”. Participação: Antônio Torres – ABL – Rio de Janeiro. Mediação: Paula Garruth.
Quarta-feira 25/05
— 9h e 14h – Mesa: “Literatura fantástica x sobrevivência em um mundo real de violência ao próximo”. Participação: Carolina Munhóz – Los Angeles. Mediação: Paula Garruth
.
— 19h – Mesa: “O meio ambiente como fonte inspiradora nos gêneros literários”. Participação: Micheliny Verunschk – Pernambuco. Mediação: Roberto de Oliveira.
Quinta-feira 26/05
— 9h e 14h – Mesa: “Literatura de romance e a expectativa de viver outra vida”. Participação: Isa Colli – Bélgica. Mediação: Paula Garruth.
— 19h – Mesa: “Gênero lírico: a poesia dos sentimentos que me faz viver a vida que não é minha”. Participação: Claufe Rodrigues – Rio de Janeiro. Mediação: Beatriz Fraga.
Sexta-feira 27/05
— 9h e 14h – Mesa: “Literatura infanto-juvenil e a contribuição do diálogo da superação”. Participação: Roberta Malta – Rio de Janeiro. Mediação: Paula Garruth.
— 19h – Mesa: “Crônica: a apreciação de um tempo reflexivo entre o cinza e o verde”. Participação: Henrique Rodrigues – Rio de Janeiro. Mediação: Poliana Bitencurt.
Sábado 28/05
— 10h – Mesa de lançamentos de livros
— 15h – Mesa: “Sessão solene da academia cachoeirense de letras”
Domingo 29/05
— 10h – Mesa de lançamento de livros
— 14h – Mesa de lançamento de livros
Arena Itinerante Zig Braga (para alunos da Educação Infantil, Pré-escola e Ensino Fundamental I)
Segunda-feira – 23/05
— EMEB. ”ANACLETO RAMOS” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay
— EMEB. ”ANÍSIO VIEIRA RAMOS” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay
— EMEB. “DR PEDRO NOLASCO TEIXEIRA REZENDE” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay
— EMEB. “JÁCOMO SILOTTI” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay
Terça-feira – 24/05
— EMEB. “MONTEIRO LOBATO” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay
— EMEB.”OSWALDO MACHADO” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay
— EMEB. “ÁUREA BISPO DEPES” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay
— EMEB. “PROF. PEDRO ESTELITA HERKENHOFF” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay
Quarta-feira – 25/05
— EMEB. ”PROFª GÉRCIA FERREIRA GUIMARÃES” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay
— EMEB.”SÃO FRANCISCO DE ASSIS” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay
— EMEB. “OLGA DIAS DA COSTA MENDES” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay
— EMEB. “PROF. VALDY FREITAS” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay
Quinta-feira – 26/05
— EMEB. “REV. JADER GOMES COELHO” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay
— EMEB. “Pe GINO ZATELLI” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay
— EMEB. “ZILMA COELHO” – 10h e 16h –Contação de história e Cosplay
— EMEB. “ ROTARY” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay
Sexta-feira – 27/05
— EMEB. ”Mª DAS DORES AMARAL” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay
— EMEB. “LUIZ PINHEIRO” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay
— EMEB. “ZENY PIRES” – 10h e 16h – Contação de história Beto Rodrigues e Cosplay
— EMEB. “GALDINO THEODORO DA SILVA” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay
Exposições Especiais para a Bienal Rubem Braga 2022
— Espaço: Casa dos Braga
— Espaço: Biblioteca Pública Major Walter dos Santos Paiva
— Espaço: Casa de Cultura Roberto Carlos
— Espaço: Museu Ferroviário Domingos Lage
— Espaço: Sala Levino Fanzeres