Professores da rede municipal de ensino de Cachoeiro responsáveis pelo atendimento complementar oferecido a alunos com necessidades educacionais especiais estão ainda mais preparados para prestar esse serviço.
Nesta semana, esses profissionais concluíram uma formação em que puderam aprimorar práticas pedagógicas e metodologias inclusivas que auxiliarão, principalmente, no trabalho com estudantes com deficiência auditiva e visual atendidos nas 42 salas de recursos multifuncionais da rede.
Nesses espaços, cerca de 400 alunos recebem o atendimento educacional especializado (AEE), a partir de materiais didáticos e pedagógicos e de acessibilidade, equipamentos de informática e mobiliários que favorecem o processo de ensino-aprendizagem desse público escolar.
A formação foi iniciada pela Secretaria Municipal de Educação do município (Seme) em setembro, e as atividades realizadas (quatro encontros) na escola “Galdino Theodoro da Silva”, no bairro Jardim Itapemirim.
A secretária de Educação do município, Cristina Lens, ressalta que iniciativas de atualização como essa são fundamentais e precisam ser frequentes, dada as especificidades da gestão desses espaços de aprendizagem.
“O professor tem que ter uma compreensão completa das necessidades desses estudantes, das metodologias e recursos diferenciados, da potencialização de aprendizagem dos conteúdos e do uso adequado dos materiais pedagógicos específicos. Além disso, a formação é um momento muito apropriado e estimulante para os profissionais trocarem experiências”, completa.
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Inclusão