O Procon de Cachoeiro, em apoio à campanha Fiscal Consumidor, promovida pelo Procon Estadual e pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), está percorrendo os supermercados do município com o objetivo de instruir os proprietários e gerentes sobre a iniciativa.
Pelas regras da campanha, o consumidor que estiver fazendo compras em um supermercado filiado à Acaps e encontrar um produto com prazo de validade vencido poderá pedir que lhe seja dado um produto idêntico, mas dentro da validade, sem precisar pagar. Caso o estabelecimento não tenha um produto idêntico, terá que fornecer um similar.
A adesão dos supermercados à campanha não é obrigatória, mas quem aderir deve ter exposto, em local visível, o cartaz da iniciativa.
Vanderley Volpato, proprietário de um supermercado em Soturno, disse que não conhecia a campanha até receber a visita educativa da equipe do Procon de Cachoeiro. “Agora, vamos fazer parte, porque é mais um incentivo para nós sempre mantermos os estoques em dia, uma vez que teremos um funcionário a mais conosco, que é o consumidor”, comenta.
Já Juliana Coutinho, auxiliar fiscal de um supermercado de Itaoca, também visitado nesta semana, diz que souberam da campanha há uma semana e decidiram participar. “Com essa campanha, todo mundo sai ganhando”, frisa.
Segundo o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Fabiano Pimentel, a adesão dos estabelecimentos é importante. “Trata-se de uma campanha educativa, que também insere o consumidor em um contexto de conscientização do seu papel, tendo como pano de fundo a cooperação técnica com o Procon Estadual, por se tratar de um convênio entre esse órgão e a Acaps”, destaca.