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Direitos do consumidor

Procon de Cachoeiro divulga dicas para aproveitar o verão com tranquilidade

Praias são os destinos mais comuns nesta época do ano
Foto: Reprodução/Web

Com a chegada das férias de verão, a expectativa por momentos relaxantes e divertidos cresce entre os brasileiros. Contudo, a diversão precisa ser aliada a precauções para garantir que a temporada seja aproveitada, de maneira segura e consciente, respeitando os direitos do consumidor.

Nesse contexto, o Procon de Cachoeiro de Itapemirim reforça que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) é um aliado fundamental, proporcionando uma base sólida para proteger os interesses dos consumidores, durante suas atividades de lazer, viagens e entretenimento. Confira algumas dicas que o órgão preparou:

Produtos Defeituosos ou Danificados:

  • Ao adquirir equipamentos esportivos, roupas de banho, protetores solares, entre outros, verifique, minuciosamente, a qualidade e as condições do item;
  • A nota fiscal é crucial para trocas ou devoluções; atente-se ao prazo estabelecido.

Compras On-line:

  • Antes de realizar compras virtuais, pesquise a reputação da loja;
  • Certifique-se de que o site forneça informações claras sobre políticas de devolução, prazos de entrega e custos adicionais.

Reservas e Pacotes de Viagem:

  • Leia, atentamente, os contratos de reservas em hotéis, pacotes de viagem e aluguel de temporada;
  • Certifique-se de que todas as condições acordadas estejam registradas por escrito, incluindo políticas de cancelamento.

Serviços Turísticos:

  • Exija informações claras sobre os serviços contratados, como passeios, transportes e atividades;
  • Conheça seus direitos em caso de cancelamento ou alteração nos serviços contratados.

Cuidados com a Saúde:

  • Verifique a validade e as condições de armazenamento de produtos como protetores solares e medicamentos;
  • Em casos de problemas de saúde relacionados a produtos adquiridos, consulte um médico e guarde os recibos e embalagens para possíveis reclamações.

Publicidade Enganosa:

  • Esteja atento a ofertas e promoções suspeitas; desconfie de preços muito abaixo do mercado;
  • Em caso de publicidade enganosa, exija o cumprimento da oferta anunciada.

Estabelecimentos Comerciais:

  • Exija o cumprimento das ofertas e promoções anunciadas;
  • Em situações adversas, entre em contato com o Procon local e registre reclamações.

Viagens de Avião:

  • Esteja ciente dos seus direitos em casos de atrasos, cancelamentos e overbooking de voos;
  • Mantenha todos os documentos relacionados à viagem, como bilhetes e comprovantes
    de despesas adicionais.

Ingressos:

  • Verifique todas as informações sobre o evento, como data, horário e local, antes de adquirir os ingressos;
  • Guarde o comprovante de compra para possíveis trocas ou reembolsos.

Cancelamentos e Adiamentos:

  • Conheça seus direitos em relação ao reembolso ou remarcação em caso de cancelamento ou adiamento;
  • Siga as orientações dos organizadores para obter reembolso, se aplicável.

Termos e Condições:

  • Leia os termos e condições dos eventos, especialmente, em relação a políticas de cancelamento e restrições de acesso;
  • Esteja ciente das regras do local, como consumação mínima e idade mínima.

Cobranças Adicionais:

  • Fique atento a possíveis taxas de serviço e impostos ao realizar compras em bares e casas de show;
  • Evite surpresas desagradáveis na conta.

Consumação Mínima em Bares:

  • Compreenda as condições da consumação mínima em alguns estabelecimentos e evite surpresas na hora de pagar;
  • Em caso de produtos ou serviços insatisfatórios, como bebidas de má qualidade, exija a substituição ou reembolso, conforme previsto pelo CDC;
  • Esteja alerta às condições de segurança do local, incluindo saídas de emergência e medidas de prevenção;
  • Denuncie irregularidades às autoridades e ao Procon, se necessário;
  • Desconfie de promoções que pareçam enganosas e exija o cumprimento da oferta anunciada;
  • Sempre solicite a nota fiscal de produtos e serviços para garantir seus direitos em casos de problemas;
  • Guarde os comprovantes de pagamento, como ingressos e despesas em bares, para eventuais reclamações. Lembre-se de que o conhecimento dos direitos como consumidor é a chave para desfrutar de uma experiência tranquila e segura durante as férias de verão.