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De 2020

Procon de Cachoeiro divulga cadastro anual de reclamações fundamentadas

De janeiro a dezembro do ano passado, foram formalizadas 341 reclamações no órgão
Foto: Márcia Leal/PMCI

O Procon de Cachoeiro divulgou, nesta segunda-feira (12), Dia do Consumidor, o Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas de 2020, com a relação das empresas que foram alvo de queixas formalizadas no órgão de defesa do consumidor. O documento está disponível no site www.cachoeiro.es.gov.br/procon.

A publicação do cadastro anual nessa data está prevista no Código de Defesa do Consumidor. Além de cumprir a normativa e informar os consumidores, a divulgação objetiva incentivar os fornecedores à melhoria contínua, assim como subsidiar políticas públicas relacionadas ao direito do consumidor.

A lista traz 341 processos administrativos que foram formalizados no Procon de Cachoeiro, de janeiro a dezembro do ano passado. No ranking de reclamações, figuram assuntos financeiros (bancos e financeiras), produtos (móveis e celulares, por exemplo), telefonia, energia, dentre outros.

São incluídos no Cadastro de Reclamações Fundamentadas apenas os processos administrativos em que se é constatada infração por parte do fornecedor.

“São dados importantes para os consumidores, que podem conhecer os tipos de reclamações mais recorrentes e as empresas mais acionadas, e usar essas informações para nortear as suas relações de consumo. Ao mesmo tempo, o cadastro ajuda as empresas a reverem procedimentos, para garantirem relações harmônicas com os consumidores e evitarem sanções por infrações eventualmente cometidas”, frisa o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Fabiano Pimentel.

Atendimento apenas com agendamento

Com a classificação de risco alto para Covid-19 em Cachoeiro, o Procon está funcionando em horário reduzido e fazendo atendimentos presenciais mediante agendamento. Os moradores que precisem formalizar reclamações na sede do órgão de defesa do consumidor devem ligar para os telefones (28) 3155-5262 ou (28) 3155-5276, de segunda a sexta, das 12h às 18h, para agendar um horário.