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Cuidado

Procon de Cachoeiro dá orientações para compras pela internet

Órgão de defesa do consumidor está disponível para atendimentos de segunda a sexta, 12h às 17h
Foto: Márcia Leal/PMCI

A pandemia de Covid-19, intensificou o hábito dos brasileiros de comprar pela internet. Apesar das facilidades desse tipo de comercialização, o Procon de Cachoeiro alerta para possíveis problemas para os consumidores. Em 2020, o órgão de defesa de consumidor registrou 253 atendimentos relacionados a aquisições pela internet. Em 2021, esse número já atinge a marca de 250 atendimentos.

Entre as recomendações principais para a hora da compra, estão: verificar se informações básicas e de contato da empresa estão visíveis no site; cumprimento da oferta em anúncios e transparência nas propagandas; garantia de segurança nas formas de pagamento e fornecimento de dados pessoais.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) também garante o direito ao arrependimento, se o consumidor quiser devolver o que comprou em até sete dias. Além disso, todos os produtos têm um período de garantia para troca ou devolução, em caso de problemas ou vícios. Em alguns casos, a empresa pode fornecer prazos maiores, mas atenção: as garantias não obrigatórias não podem estar incluídas no preço do produto ou disfarçadas de “desconto”.

“Muitas das regras são aplicáveis tanto para as lojas físicas quanto para as virtuais, porém, a internet tem algumas particularidades, uma vez que a compra é realizada a distância e o pagamento é feito por meio digital”, destaca o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Fabiano Pimentel.

Caso o consumidor desejar atendimento, o Procon de Cachoeiro está localizado na Rua Bernardo Horta, 204, Guandu, funcionando de 12h às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone de contato é o (28)3155-5262.