Casa Rosa

Primeira Unidade de Saúde da Mulher de Cachoeiro começa a funcionar na segunda-feira (1)

Atendimentos no local serão realizados mediante encaminhamento das unidades básicas de saúde
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na próxima segunda-feira (1), a Unidade de Saúde da Mulher “Doutora Glaura Moreira Santos” (Casa Rosa) dará início aos atendimentos ao público feminino.

Situado à rua Costa Pereira (próximo ao Banco do Brasil), o primeiro equipamento público de saúde do município dedicado exclusivamente aos cuidados com a mulher concentrará uma grande variedade de serviços – confira a lista abaixo.

Serão atendidas no novo espaço as pacientes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) – a lista com endereço de todas pode ser conferida no site www.cachoeiro.es.gov.br/saude-semus. O horário de funcionamento será das 7h ás 16h

“Os serviços da Casa Rosa serão realizados mediante encaminhamento das UBS, que são a porta de entrada para os atendimentos especializados do SUS. O município conta, atualmente, com 32 unidades básicas, que estão de portas abertas para acolher as mulheres que necessitam de assistência em saúde”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

De acordo com o secretário, a expectativa é de que, gradualmente, a Casa Rosa passe a oferecer um número ainda maior de especialidades médicas.

Ele destaca, ainda, que no local também serão promovidas diversas ações e campanhas destinadas ao público feminino, anunciadas, previamente, nos canais oficiais da Prefeitura e na mídia local.

“Com um espaço amplo e bem equipado, no centro da cidade, será possível aprimorar e ampliar as ações e campanhas já realizadas pela rede municipal de saúde e, também, atuar em novas frentes de atividades”, conclui Wingler.

“Com o início dos atendimentos da Casa Rosa, será possível oferecermos um maior suporte à mulher cachoeirense, que poderá contar com um equipamento público de altíssima qualidade e atendimento humanizado. É uma grande conquista para o município, um legado que deixamos para a rede municipal de saúde”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

A Casa Rosa é uma parceria da Prefeitura de Cachoeiro com a Faculdade Multivix, que foi responsável pelo projeto e execução da obra.

Principais serviços que serão oferecidos na Casa Rosa

– Ginecologia;

– Psicologia;

– Nutrição;

– Odontologia;

– Consultas de pré-natal de alto risco;

– Orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);

– Programa de planejamento familiar com inserção de DIU;

– Orientações sobre métodos contraceptivos com solicitação de laqueadura das trompas;

– Realização de testes rápidos (sífilis, HIV e hepatites B e C);

– Ultrassonografias (obstétrica, obstétrica com doppler, morfológica, mama e  transvaginal)

– Colposcopia;

– Sala de vacinação;

– Apoio e acompanhamento em episódios de violência.