Notícias

Segurança alimentar

Prefeitura lança chamada pública para compra de alimentos do campo

Intenção é adquirir de produtores rurais 43 toneladas de vegetais e outros produtos
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro abriu chamada pública direcionada a produtores rurais para compra de alimentos que serão doados a entidades socioassistenciais do município – as que atendam beneficiários com oferta de refeições – e a famílias beneficiárias do programa Cesta Verde.

A previsão é adquirir 19 produtos, incluindo frutas, verduras, ovos e produtos da agroindústria familiar, como queijo, linguiça e biscoitos, totalizando 43.905 quilos de alimentos e um investimento de R$ 162.430,68.

Os interessados podem se inscrever até 23 de março, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, situada à rua Joubert Alves Ayub, s/nº, Ilha da Luz, Cachoeiro de Itapemirim – ES. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Na ocasião, será preciso apresentar, em um único envelope: Cópia de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); Cópia do RG; Cópia da DAP principal (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF) ou extrato da DAP do Agricultor Familiar participante; dispor de Talão do Produtor (a) e/ou nota eletrônica Rural em nome do mesmo ou FACA – Ficha Atualização Cadastral Agropecuária atualizada; espelho do Cadastro Único atualizado (retirar no CRAS); Proposta de Fornecimento de Alimentos, conforme modelo, e licença sanitária para a fabricação dos produtos que a exigirem.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra, chamadas como essas agregam tanto no ponto de vista social quanto no econômico. “Essa iniciativa contempla, preferencialmente, produtores do município, contribuindo para gerar novas oportunidades de renda para o homem do campo e aumentar a segurança nutricional”.

O edital da chamada, com todos os detalhes que regulamentam o processo, já está disponível no site da Prefeitura de Cachoeiro – www.cachoeiro.es.gov.br. Para ler o documento, basta clicar no banner “Chamada Pública do Projeto Compra Direta de Alimentos”, na página principal.

A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 05 de abril e que as entregas dos produtos comecem no dia 03 de maio.