Consci

Prefeitura de Cachoeiro promove Educação para Segurança no Trânsito em escolas

Foram realizadas atividades educativas sobre segurança no trânsito com mais de 500 estudantes
Foto: Divulgação

Durante o mês de maio, a Prefeitura de Cachoeiro está promovendo diversas ações voltadas à campanha do Maio Amarelo, uma iniciativa internacional dedicada à conscientização sobre acidentes de trânsito. Dentre as ações, estão uma série de atividades educativas levadas às escolas visando informar aos jovens sobre a importância de um comportamento seguro nas vias públicas, investindo, assim, na educação para as próximas gerações.

No Senai de Cachoeiro, a equipe do setor de Educação no Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SEMSEG) realizou orientações de segurança para mais de 500 alunos, nesta semana. Sob o tema “A Paz no Trânsito Começa por Você”, os estudantes não apenas absorveram conhecimento teórico, mas também participaram, ativamente, na prática, ajudando a sinalizar as dependências da instituição com setas indicativas no piso, demarcando áreas de conflito, além de instalarem semáforos simulados, entre outras medidas, visando aprimorar a segurança viária simulada no ambiente escolar.

Uma das iniciativas mais inovadoras foi a criação de um robô interativo, cujas mensagens foram gravadas pelos próprios alunos. Ao pressionar um botão, os estudantes puderam ouvir mensagens tanto positivas quanto negativas relacionadas às práticas no trânsito. A abordagem lúdica e participativa reforçou a importância de atitudes responsáveis ao volante.

Durante o evento, foram distribuídas 500 sacolinhas “lixocar” contendo mensagens educativas destinadas a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Esses materiais, com dicas práticas e lembretes importantes, são uma forma tangível de estender a conscientização além dos limites da escola e impactar diretamente a comunidade.

A abertura oficial do Maio Amarelo em Cachoeiro de Itapemirim ocorreu no último dia 03 na Câmara Municipal. Outras escolas também já receberam as atividades educativas, como, por exemplo, a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Pedro Nolasco. O secretário municipal de Segurança e Trânsito e vice-prefeito de Cachoeiro, Ruy Guedes Barbosa, enfatizou a relevância dessas ações.”É fundamental que cada cidadão compreenda que a paz no trânsito começa por suas próprias atitudes. A nossa parte enquanto administração pública é promover essa conscientização para termos um trânsito mais seguro na nossa cidade. E estamos fazendo isso principalmente pela base, ensinando desde pequenos as novas gerações”, frisou.