Na última terça-feira (5), a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM) e da Coordenadoria Executiva de Controle e Transparência, participou do 50º evento da Rede de Integridade, Risco e Compliance (GIRC) para o lançamento do livro “Integridade: Riscos e reflexões para o setor público: Uma jornada pelos 7 anos da Rede GIRC”. O encontro reuniu instituições públicas de várias partes do país, reforçando o compromisso com a integridade e transparência na gestão pública.
Entre os capítulos do livro, está o artigo “O Protagonismo da Controladoria Geral do Município de Cachoeiro de Itapemirim-ES na Implementação do Programa e Plano de Integridade Baseado em Riscos” produzido pela CGM de Cachoeiro. O texto descreve a trajetória pioneira da Controladoria na implantação do primeiro programa de integridade da administração municipal, bem como do primeiro plano de integridade com base na avaliação de riscos, ambos projetos inéditos na gestão pública local.
A Coordenadora Executiva de Controle e Transparência, Kédyma Marques de Souza, ressaltou a importância do registro do trabalho da CGM no livro e destacou o impacto das ações. “Nossa participação neste livro marca um momento de consolidação dos nossos esforços para construir uma cultura de integridade. Desde 2021, com a adesão aos programas Time Brasil e ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), intensificamos ações que não só promovem a ética, mas inspiram outras cidades a adotarem medidas semelhantes para fortalecer a transparência”, salientou.
Dentre as iniciativas descritas no artigo, estão a criação de uma unidade específica na estrutura da CGM para lidar com as demandas de integridade, a implementação de Unidades Setoriais de Controle Interno, o lançamento de um Código de Ética dos servidores e a realização de campanhas educativas. Além disso, a Controladoria desenvolveu uma cartilha explicativa sobre o Código de Ética, promoveu eventos para conscientização sobre integridade e elaborou o Plano de Integridade baseado em riscos. Todas essas ações reforçam o protagonismo da CGM em liderar a gestão ética e responsável no município.
A Controladora Geral do Município, Mylena Gomes Lopes Zuccon, ressaltou o papel da Controladoria em incentivar uma gestão pública responsável e integrada. “O artigo no livro não apenas compartilha as práticas inovadoras de Cachoeiro, mas também reforça nosso compromisso contínuo em aprimorar os processos internos e em oferecer suporte às Secretarias no desenvolvimento de uma cultura de integridade. Nosso objetivo é estabelecer uma gestão que seja referência, baseada em riscos e boas práticas, garantindo que cada ação pública tenha como base a transparência e a ética”, afirmou.