Prestação de contas anual

Prefeitura apresenta ações desenvolvidas em 2022

Volume de obras no município foi um dos destaques durante apresentação
Foto: Patricia Pim/PMCI

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, prestou contas das ações da gestão municipal no ano de 2022, na tarde desta terça-feira (25), na Câmara Municipal.

A ação atendeu ao artigo 69 da Lei Orgânica Municipal, que determina a realização da prestação de contas anual do Poder Executivo.

No eixo da educação, foram apresentados investimentos em reforma de escolas, computadores para alunos e professores, materiais didáticos e projetos pedagógicos.

No ensino fundamental, o número de escolas de tempo integral foi ampliado para sete, aumentando de 871 (2021) para 1.200 o número de alunos atendidos com jornada ampliada.

O prefeito informou que o município investiu 28,45% do orçamento do ano em manutenção e desenvolvimento do ensino. “Esses 3,45% acima da aplicação mínima constitucional (15%) representam quase R$ 14 milhões a mais investidos na educação”, frisou.

Na área da saúde, o prefeito destacou a inauguração da Casa Rosa (Unidade de Saúde da Mulher), do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), além da reforma e modernização da sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Outros pontos destacados foram o início do projeto Consultório na Rua (para atendimento a pessoas em situação de rua) e as entregas de sete ambulâncias para atender os distritos do município e de equipamentos para exames, que agilizaram diagnósticos de doenças.

Também foram destacadas as obras em andamento, como a reforma das unidades de saúde dos distritos de Itaoca e Córrego dos Monos e construção de uma nova, no bairro Zumbi, que será a maior da região sul capixaba.

“Investimos mais de 18% do nosso orçamento em saúde. Foram R$ 15 milhões acima do índice mínimo constitucional (15%)”, disse o prefeito.

Infraestrutura

Victor Coelho enfatizou o grande volume de obras de infraestrutura e urbanização no município, que irão transformar a vida dos moradores de diversas regiões.

Entre os serviços realizados estão a drenagem e pavimentação de diversas vias, e a execução do programa de recapeamento asfáltico, que já levou asfalto novo a mais de 18 ruas e importantes avenidas de Cachoeiro.

Além disso, em andamento, estão a construção de equipamentos públicos de esporte e lazer, como o campo de futebol e o Centro de Lutas, no bairro Rubem Braga, e a quadra esportiva da localidade de Salgadinho.

No Parque de Exposição “Carlos Caiado Barbosa”, está em fase final a construção do novo centro de eventos do município, que com quase 10 mil metros quadrados, será um dos maiores do estado.

“É uma grande quantidade de obras em andamento e outras prestes a começarem, gerando melhorias para Cachoeiro e seus municípes”, destacou o prefeito.

Por fim, foram destacadas as ações de gestão que resultaram em avanços em rankings alcançados pelo município, dentre os quais: 6º ano consecutivo como nota A em gestão fiscal, junto ao Tesouro Nacional; nota 9,7 na Escala Brasil Transparente da CGU; 2ª lugar no estado e 30º no Brasil, em ranking de transparência pelo TCU; 5º lugar no estado e 11º no Brasil no Índice de Governança Municipal; e 11º do país em urbanismo no Ranking Connected Smart Cities da Urban Systems.

Após a apresentação, o prefeito respondeu perguntas feitas pelos vereadores. O vídeo da audiência está disponível, na íntegra, no canal de YouTube da Câmara Municipal e a prestação de contas de 2022 pode ser acessada no portal da Prefeitura de Cachoeiro – www.cachoeiro.es.gov.br/prestacao-de-contas.