Preparação

Pré-Ifes 2024: aulas começam para 250 estudantes da rede municipal

Cerimônia de abertura aconteceu no auditório da escola estadual Liceu Muniz Freire, situada no bairro Independência
Foto: Divulgação/PMCI

250 alunos da rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim estão sendo preparados para as provas de ingresso no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Todos estão matriculados no 9º ano do ensino fundamental e aderiram ao Pré-Ifes 2024 – curso oferecido pela prefeitura para quem deseja enfrentar o processo seletivo e continuar os estudos na rede federal.

As aulas começaram no último dia 4 de junho, em cerimônia de abertura no auditório da escola estadual Liceu Muniz Freire, situada no bairro Independência. O evento contou com a ilustre presença do diretor-geral do campus Cachoeiro do Ifes, Edson Peixoto, que compartilhou valiosas orientações com os alunos.

Durante a aula inaugural, os participantes foram agraciados com informações abrangentes sobre o curso, além de participarem de uma palestra elucidativa sobre os polos do Ifes e sobre o processo seletivo.

“Esta é uma ação muito importante, na qual desejamos preparar nossos estudantes para o processo seletivo do Ifes, que é muito concorrido. A cada ano, temos tido um bom número de nossos alunos sendo aprovados e temos certeza de que em 2024 não será diferente”, afirmou a Secretária Municipal de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.

Saiba mais

O curso durará cinco meses e as aulas serão ministradas por professores da rede municipal, aos sábados, das 8h às 12h30, em três escolas distintas: Anacleto Ramos, localizada no bairro Ferroviários; Professor Pedro Estellita Herkenhoff, no bairro Waldir Furtado de Amorim; e Galdino Theodoro da Silva, no bairro Jardim Itapemirim.

Nesse período, os alunos terão aulas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências – matérias essenciais para o processo seletivo do Ifes. Além disso, eles resolverão simulados, moldados conforme o formato e a duração da prova institucional, visando aprimorar suas habilidades e os preparar para a prova de ingresso.