Foi realizada, na noite da última quinta-feira (4), a audiência pública final sobre a elaboração do primeiro Plano Municipal de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais (PMD) de Cachoeiro.
No auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), no bairro Amarelo, membros da sociedade civil e representantes do poder público conheceram uma síntese do documento.
Iniciado em 2022, o trabalho técnico de construção do PMD ficou a cargo do Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que atuou com conjunto com a Prefeitura e munícipes no diagnóstico dos principais problemas de drenagem em Cachoeiro.
O documento propõe a atuação dentro de quatro principais eixos, em quinze projetos, totalizando 124 ações relacionadas ao PMD no município.
Agora, a versão final do documento será analisada e discutida internamente pela Prefeitura, e, em seguida, encaminhada, como projeto de lei, para apreciação do Poder Legislativo do município.
No site da Lagesa, o cidadão poderá conferir, em breve, a versão finalizada do documento, bem como outros registros elaborados pelo grupo de trabalho do laboratório, incluindo relatórios e estudos técnicos, que geraram a construção dos programas.
Em seu canal no YouTube, (youtube.com/@LagesaUfes), a Lagesa também disponibiliza os seminários participativos que nortearam a elaboração do PMD.
“Estamos nos aproximando do fim desse importante processo de construção do inédito Plano Municipal de Drenagem de Cachoeiro. Esse documento será de grande importância e irá direcionar, pelos próximos 20 anos, as políticas públicas voltadas para esse tema, auxiliando a gestão municipal na solução de problemas que afetam nossos munícipes”, destaca Alexandro da Vitória, secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável.