Notícias

Plano de cargos e salários dos servidores será entregue em abril

Equipe do Ibam, responsável pela elaboração, também se reuniu com o prefeito Victor Coelho

O Plano de Carreiras, Cargos e Salários dos servidores da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim fica pronto em quatro meses. O prazo foi informado nesta sexta-feira (15), na primeira reunião entre técnicos do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), contratado para conduzir a elaboração do documento, e a comissão que representa os funcionários municipais.

Na ocasião, foi apresentada a metodologia que será empregada no processo, que terá duração de 116 dias úteis, divididos em 18 etapas, incluindo capacitação de servidores da comissão, análise de legislação, censo funcional, diagnóstico das carreiras, pesquisa salarial e estudo de impacto financeiro.

Corrigir distorções funcionais e de remuneração, reclassificar cargos e vencimentos, criar condições para atrair e manter pessoal qualificado, incentivar o aprimoramento profissional e definir sistema de avaliação de desempenho dos servidores são alguns dos objetivos do plano.

“A participação efetiva dos servidores nesse processo é muito importante e nós vamos dar todo o suporte ao município para que isso aconteça”, frisou o consultor do Ibam, Pedro Gomes.

O secretário municipal de Administração, Ramom Gobetti, destacou a importância do plano como ferramenta de gestão de pessoas. “Vamos construir esse documento de forma coletiva, envolvendo os servidores na interlocução com o Ibam para que entendam cada passo dado e as propostas apresentadas”, afirmou.

Antes de se reunir com a comissão, a equipe do Ibam foi recebida pelo prefeito Victor Coelho, no Palácio Bernardino Monteiro. “Estamos dando início a um trabalho cujo resultado será um marco para gestão pública em Cachoeiro. Queremos um plano de cargos e salários moderno e justo, que atenda aos anseios dos nossos servidores e que seja compatível com a realidade do município”, disse o prefeito.

Outras ações em benefício dos servidores municipais neste ano foram o reajuste do auxílio-alimentação, a extensão do tíquete-feira a contratados, a retomada do pagamento de salários dentro do mês trabalhado e o estabelecimento do calendário de pagamentos.