A Ouvidoria Geral do Município de Cachoeiro de Itapemirim tem realizado, desde 2019, pesquisas de satisfação com cidadãos e servidores em eventos e espaços de atendimento relacionados à administração municipal. Mais de 3,8 mil pessoas já foram ouvidas em 29 pesquisas feitas.
A partir das respostas dos cidadãos, são identificados os aspectos positivos e os pontos a serem aprimorados. Finalizado o trabalho, os dados são repassados aos setores da administração municipal responsáveis pelas ações específicas.
No início de 2020, por exemplo, foram ouvidos 239 moradores a respeito das ações da Prefeitura de Cachoeiro de resposta à enchente de janeiro de 2020, a maior já registrada no município; 62% dos entrevistados classificaram a atuação da administração municipal como “boa” ou “ótima”.
No mesmo ano, também foram questionados 100 usuários do Centro Municipal de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), com 93% de aprovação, e 113 usuários da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA 24h) do Marbrasa, com 97% de aprovação.
As últimas pesquisas de satisfação, realizadas em 2021, ocorreram na ExpoSul Rural: Rodada de Negócios (73% de satisfação) e ExpoSul Rural Gastronomia (97% de “bom” e “ótimo”). As Feiras Livres da Agricultura Familiar de Cachoeiro também são alvo constante do trabalho da Ouvidoria, assim como os cursos e oficinas oferecidos pela Escola do Servidor.
“A Ouvidoria realiza um trabalho rotineiro de atendimento à população em suas demandas e as pesquisas de satisfação servem como um complemento importante, à medida que tomamos a iniciativa de chegar até o cidadão para ouvi-lo”, comenta a ouvidora geral do Município, Thaynná Silveira.
“Com a pandemia, a atividade de pesquisa de satisfação ficou mais restrita, mas continuamos fazendo. O trabalho, até agora, tem mostrado um percentual elevado de satisfação da população com as ações da administração municipal. Apesar disso, mesmo quando o cidadão aprova o evento ou serviço público, ele também nos mostra pontos importantes a serem aprimorados e esse compromisso com o aperfeiçoamento constante é essencial para a gestão pública”, comenta a controladora geral do Município, Mylena Gomes Lopes.
Fale com a Ouvidoria
A Ouvidoria Geral do Município está localizada no térreo do Centro Administrativo Hélio Carlos Manhães (antigo Sesc) – rua Brahim Antônio Seder, 96, Centro. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, presencialmente ou pelos telefones 156, (28) 3155-5237 e (28) 98814-3357 (ligação e WhatsApp).
Os cidadãos também podem procurar os canais digitais, a qualquer dia e horário, para registrar suas manifestações: Portal do Cidadão, (www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral), aplicativo de celular “Todos Juntos” e WhatsApp Cachoeiro Online (98803-9552).
Dados sobre pesquisas de satisfação em 2021
– Feira de Livre da Ilha da Luz
Respondentes: 48
Aprovação: 73%
– Feira Livre do Independência
Respondentes: 47
Aprovação: 85%
– Feira de Agricultura Ceasa
Respondentes: 44
Aprovação: 61%
– Feira Livre do Gilberto Machado
Respondentes: 46
Aprovação: 100%
– Feira Livre do Nova Brasília
Respondentes: 53
Aprovação: 98%
– ExpoSul Rural: Roda de Negócios
Respondentes: 38
Aprovação: 74%
– ExpoSul Rural Gastronomia
Respondentes: 200
Aprovação: 97%
Para ver dados das pesquisas de 2019 e 2020, acesse www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral e clique na opção “Relatórios Ouvidoria”. As informações podem ser verificadas nos relatórios gerais de cada ano.