O período para solicitações de novas matrículas, nas escolas municipais de Cachoeiro, começa nesta sexta-feira (4). Os interessados têm até a próxima terça-feira (8) para realizar a solicitação pela internet.
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) explica que os pais e responsáveis por estudantes das redes privada e estadual que quiserem transferi-los para a rede municipal deverão fazer o pedido por meio do Portal do Aluno (prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/educaci/portalaluno).
No Portal, o responsável deverá clicar no botão “Cadastro do Responsável pelo Aluno” e preencher as informações exigidas. Logo após, voltar à tela de “Login” e digitar o CPF cadastrado e a senha de acesso. Depois, o usuário deverá clicar em “Menu”; “Matrícula On-line”; preencher os dados; enviar o pedido; salvar e imprimir o comprovante.
Após esse procedimento, a confirmação da solicitação, que deverá ser efetivada em fevereiro de 2021, será com a apresentação da documentação necessária nas respectivas unidades escolares. Isso inclui Cartão de Vacinação atualizado, acompanhado de declaração expedida pela Unidade de Saúde; CPF do responsável e do estudante; e laudo médico atualizado (para alunos com deficiência).
Prorrogação de rematrículas
O prazo de solicitação de rematrícula foi estendido até 31 de dezembro. Com isso, as famílias terão mais tempo para fazer o pedido. Para solicitar, pais e responsáveis também devem acessar o Portal do Aluno e, depois, entregar os documentos nas escolas, em fevereiro.
“Tanto para solicitação de matrículas novas, quanto para rematrículas, as famílias que não tiverem acesso à internet poderão entrar em contato com os gestores ou irem às secretarias das unidades escolares escolhidas, onde serão orientadas com relação aos processos”, destaca a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.