Novamente, Cachoeiro de Itapemirim se destaca em avaliações a nível estadual, conquistando, nesta semana, mais uma vez o Selo Diamante de Qualidade em Transparência e Governança Pública, em iniciativa promovida pelas entidades não-governamentais Transparência Capixaba e ES em Ação.
Reservado aos municípios que alcançaram 95 pontos ou mais no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), além do atendimento de 24 itens imprescindíveis, 18 itens altamente recomendados e 6 recomendados dos itens avaliados, o Selo Diamante é uma das conquistas mais importantes do município.
Cachoeiro é uma das 11 cidades que conquistaram essa categoria, destacando-se como um exemplo de excelência em transparência e governança pública no estado do Espírito Santo, pelo segundo ano consecutivo.
A avaliação que precedeu a premiação do Selo Diamante seguiu três eixos fundamentais. Os municípios em busca do reconhecimento tiveram que obter uma classificação “ótima” no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública.
A obtenção do Selo Diamante pelo município é resultado do atendimento dos seguintes critérios: assinatura do Termo de Compromisso em Transparência e Governança Pública pelo prefeito do município; pontuação de 95 pontos ou superior no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2024; atendimento de 24 itens imprescindíveis, pelo menos 18 itens altamente recomendados e 6 recomendados dos itens avaliados especificamente para este reconhecimento, conforme regulamento.
“Cachoeiro atendeu os requisitos para obtenção do Selo Diamante de Qualidade em Transparência e Governança Pública, pela segunda vez. Isso mostra o comprometimento do trabalho para colocar nosso município em lugares de reconhecimento”, destaca Controladora-Geral do município, Mylena Lopes.
“É resultado de muito trabalho, dedicação e amor a Cachoeiro. Nossa gestão sempre prezou pela transparência e reconhecimentos como esses só comprovam que estamos no caminho certo. Esperamos que nossa cidade continue crescendo, avançando e alcançado lugares cada vez maiores”, avalia o prefeito Victor Coelho.