Com um investimento de mais de R$ 8 milhões, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está realizando um pacote de obras de pavimentação em localidades do interior, transformando estradas de chão em vias pavimentadas. As comunidades contempladas no pacote incluem Independência (São Vicente), Bebedouro, São Vicente, Córrego do Óleo, Córrego do Braz, Soturno e Monte Alegre. No total, quase 6 mil metros de vias receberão blocos intertravados, além de 12 quilômetros de meio-fio, oferecendo condições de mobilidade mais seguras e modernas aos moradores e visitantes.
Parte das obras é financiada pela operação de crédito firmada com o Banco do Brasil, em 2021, enquanto outra parte conta com recursos próprios do município. Com previsão de entrega ainda para o final de 2024, a iniciativa visa, não apenas, melhorar a infraestrutura das comunidades, mas também proporcionar mais qualidade de vida aos moradores, minimizando a poeira, o barro e as dificuldades de tráfego em períodos de chuva.
Segundo o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, o projeto é um marco no desenvolvimento dessas regiões, historicamente carentes de infraestrutura urbana. “Estamos investindo para que o interior de Cachoeiro tenha a infraestrutura que merece. A pavimentação com blocos intertravados é uma forma de valorizar essas comunidades e proporcionar mais dignidade e qualidade de vida para quem vive aqui. Nossa expectativa é que, com essas melhorias, possamos garantir um acesso mais seguro e confortável a todos os moradores”, afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Obras de Cachoeiro, Rodrigo Bolelli, destaca o impacto positivo das obras. “Essa pavimentação trará uma grande transformação para as localidades atendidas, facilitando o trânsito de veículos e de pedestres e contribuindo para o desenvolvimento local. É uma obra que também representa economia, uma vez que reduz os gastos com manutenção das vias de terra e oferece uma estrutura mais durável e sustentável para a população”, explica o secretário.
Com a finalização das obras, a gestão municipal reduzirá também os custos com manutenção das estradas de chão, que exigem intervenções frequentes, principalmente, em períodos chuvosos.