Novos canais para solicitações de iluminação pública em Cachoeiro

Chamados sobre o serviço de iluminação pública em Cachoeiro devem ser feitos por telefone e aplicativo móvel
Foto: Divulgação/PMCI

A população de Cachoeiro de Itapemirim passou a contar com novos canais de atendimento para reclamações e solicitações relacionadas à iluminação pública. A Iluminatek, empresa responsável pela prestação do serviço no município, disponibiliza o telefone 0800-002-1745 e o aplicativo “Iluminatek Luz de Itapemirim”, disponível, gratuitamente, na Apple Store e no Google Play.

Até o final do último mês de maio, os registros de lâmpadas queimadas e outras solicitações estavam sendo feitos, temporariamente, pela Ouvidoria do Município de Cachoeiro. A partir de agora, os chamados devem ser concentrados, de modo exclusivo, nos canais disponibilizados pela empresa.

De acordo com Vanderley Teodoro de Souza, diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa) – autarquia responsável pela fiscalização do andamento dos serviços previstos no contrato da PPP de iluminação pública, é válido que a população priorize a realização dos chamados pelo aplicativo, que se destaca pela facilidade de uso e interface intuitiva.

“Pelo aplicativo, os moradores poderão ter uma experiência simples e eficiente ao registrar problemas de iluminação, como luzes piscando ou queimadas, por exemplo. O aplicativo é gratuito e permite um registro rápido e preciso, melhorando o atendimento e a solução das demandas”, explica o diretor-presidente da Agersa.

“Esse é mais um importante avanço para Cachoeiro que, cada vez mais, passa a contar com uma rede de atendimento moderna para acolher as demandas da população relacionadas à prestação de serviços públicos”, salienta o prefeito Victor Coelho.

A Agersa ressalta que sua Ouvidoria não registra solicitações rotineiras em relação ao serviço de iluminação pública. Essas devem ser encaminhadas diretamente aos canais da Iluminatek. Contudo, a Agersa está disponível para registrar pedidos de serviços que ainda não são prestados pela Iluminatek, além de reclamações sobre a prestação do serviço pela empresa, assim como já funciona com as concessionárias BRK (água e esgoto) e Novotrans (transporte coletivo).

Parceria Público-Privada

A operação da Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública, com operação iniciada em março deste ano, está transformando o cenário de Cachoeiro de Itapemirim. O contrato, com vigência de 13 anos, prevê a ampliação dos pontos de luz de 18 mil para 21 mil, todos com lâmpadas de LED, e a implantação de um moderno sistema de telegestão.

“Com a PPP, esperamos reduzir o consumo de energia na iluminação pública em até 60%, o que representa uma significativa economia para os cofres municipais. Além disso, estamos modernizando a iluminação em pontos turísticos e centros culturais, proporcionando mais segurança e valorizando o patrimônio histórico da nossa cidade”, destaca Lorena Vasques, secretária municipal de Manutenção e Serviços (Semmat), pasta que supervisionará a execução do contrato.

Entre os locais que receberão iluminação especial estão a Catedral de São Pedro, o Palácio “Bernardino Monteiro”, a Casa dos Braga, a Igreja Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), a Casa da Memória, a Ponte de Ferro, o Museu Ferroviário e a Casa de Cultura “Roberto Carlos”.