Um dos filósofos mais conhecidos do Brasil na atualidade, Luiz Felipe Pondé esteve em Cachoeiro nesta quinta-feira (12) para participar do último dia do 1º Seminário do Direito do Consumidor – Reflexões sobre o consumo.
Na palestra mais concorrida do evento, realizado desde a última terça (10) no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim, o pensador discorreu sobre o tema “Marketing Existencial – a produção de bens de significado no mundo contemporâneo”, título do livro que lançou em 2017.
Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e colunista do jornal Folha de S. Paulo, Pondé levou a plateia a refletir sobre aspectos do consumo nos dias atuais.
Contou um pouco de sua experiência como pesquisador na área de análise de comportamento do consumidor e abordou o papel das mídias sociais e da inteligência artificial no incentivo ao consumismo e na construção do desejo e das escolhas de consumo. “Vivemos uma época de grande oferta de produtos e serviços, de intensa pressão do marketing, que é uma ciência do consumo”, pontuou.
Organizado pelo Conselho Gestor do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (FMPDC), em comemoração aos 29 anos o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o seminário também contou com palestras do professor Leonardo de Medeiros Garcia, na terça, e do escritor Neder Izaac, na quarta, atraindo um público de mais de mil pessoas nos três dias de evento.
O coordenador do Procon de Cachoeiro e presidente do Conselho Gestor do FMPDC, Rogério Athayde, enfatizou a importância do evento como ação de educação para o consumo.
“Buscamos pautar o consumo consciente, responsável e sustentável, num momento em que as empresas estão brigando por nossa atenção e querendo que consumamos, cada vez mais, a todo custo. A única maneira de proteger os cidadãos de consequências graves do consumismo, como o superendividamento e a depressão, é educar, informar. Manter, de forma constante, consumidores e, também, fornecedores informados quanto aos seus direitos e deveres. Somente assim, a relação de consumo se torna equilibrada”, salientou.
Público satisfeito
Quem participou do 1º Seminário do Direito do Consumidor – Reflexões sobre o consumo aprovou a iniciativa. É o que aponta o resultado preliminar de uma pesquisa de satisfação feita pela Ouvidoria Geral do município. Nos três dias de atividades, 211 pessoas foram entrevistadas e 99% disseram que o evento atendeu ou superou suas expectativas.
Certificados
Todos os participantes que fizeram suas inscrições online terão direito a certificados de participação, que poderão ser gerados a partir da próxima semana no próprio site da inscrição, o capacita.cachoeiro.es.gov.br.