Mais de 400 quilômetros de estradas rurais de Cachoeiro receberam serviços de recuperação realizados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), neste ano.
Até o momento, 298 quilômetros foram atendidos com manutenção e pequenas intervenções. Já em outros 174 quilômetros, foram realizadas ações mais elaboradas, incluindo obras de correção do leito da estrada, construção de bueiros, controle de erosão, ensaibramento e compactação.
Foram beneficiadas vias de diferentes regiões rurais, em todos os distritos, como as localidades de Santa Teresa, Bebedouro, Pedra Lisa, Jabuticabeira, Campos Elíseos, Mangueira e Banca da Areia, entre muitas outras.
“A partir das orientações das políticas públicas propostas no plano da atual gestão para a Agricultura e Interior do município, realizamos reuniões com os agricultores e moradores da zona rural, para ouvir as suas expectativas em relação ao governo municipal. Entre as muitas questões debatidas, apontou-se unanimemente, como prioridade, a necessidade de recuperação das estradas vicinais”, justifica o secretário de Agricultura e Interior de Cachoeiro, Robertson Valladão.
“Neste momento, estamos atuando em diversas frentes de trabalho, sendo que, para 2019, nossa previsão é alcançar outros 300 quilômetros com esse trabalho”, complementa Valladão. Entre as próximas regiões a serem contempladas, segundo ele, estão Cafundó, Santa Fé de Cima e Santa Fé de Baixo, Itabira e Tijuca.
Mais atividades de destaque
A Semai conclui este ano com diversas outras atividades bem-sucedidas, como o programa de hora-máquina (preparo do solo, plantio, silagem, terraplenagem, transporte); construção de barragens e caixas secas (recuperação de áreas degradadas); ampliação e organização das feiras do produtor; construção de 17 casas de Monte Alegre, projeto para edificação de outras 26 e conclusão da estação de tratamento de água da comunidade quilombola; realização da Exposul 2018 e entrega de pontes na Gruta e em São Bartolomeu.
Também se destacaram: treinamento de produtores para certificação da produção de produtos orgânicos; assessoramento e entrega das novas instalações à Associação de Apicultores; assessoramento para reorganização da Associação de Piscicultores; assessoramento aos produtores de ovos caipira e acompanhamento a mais de 40 agroindústrias pelo Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal.
Projetos em andamento
A Secretaria de Agricultura e Interior ressalta, ainda, projetos em andamento, cuja execução será iniciada em breve, como a construção de extensões de rede de água tratada para atendimento a sete comunidades rurais; instalação de torres de telefonia celular e internet em seis comunidades; construção de barragem no Rio Floresta de Burarama (parceria com o Governo do Estado), com capacidade para reservar até 100 milhões de litros de água; e a reconstrução do Parque de Exposição.
Turismo Rural
Também neste ano, a Semai iniciou um trabalho focado no turismo rural, com ações de seleção e treinamento de produtores das comunidades de Independência, Boa Vista e Alto São Vicente para realização de empreendimentos, como pousadas, cafeterias, lanchonetes, restaurantes, caminhadas a cavalo, produção de flores e frutas, eventos religiosos e outros, além de orientações para desenvolvimento de atividades integradas de lazer, esporte e cultura (rampa de voo livre, rapel, escalada, trilhas, caminhadas, ciclismo e arvorismo).
Para 2019, estão previstos a pavimentação com PAVI-S e paisagismo de seis quilômetros da Serra de Alto São Vicente e lançamento do Edital do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, para apoio a projetos de infraestrutura de turismo rural.
Novas máquinas
Também de acordo com o balanço anual da Secretaria de Agricultura e Interior, foram recuperadas duas patrol e adquiridos, com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, duas retroescavadeiras, um caminhão-pipa e uma roçadeira hidráulica. Neste ano, a Semai recebeu da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) uma patrol, uma retroescavadeira e um caminhão-pipa.