A Prefeitura de Cachoeiro abriu, nesta terça-feira (12), o processo para eleição do Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2022. Criado, há 83 anos, pelo jornalista, advogado e poeta Newton Braga, o título é entregue anualmente – sempre na Festa de Cachoeiro, em junho – a uma pessoa natural do município que vive e se destaca profissionalmente em outras cidades.
As candidaturas já podem ser formalizadas por familiares, amigos ou simpatizantes do candidato. Para isso, basta entregar um currículo com os dados pessoais e profissionais do concorrente, na sede da Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov), situada no Centro Administrativo “Hélio Carlos Manhães”, na rua Brahim Antônio Seder, Centro. O protocolo dever ser feito no setor de cerimonial, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O prazo termina às 15h do próximo dia 28 de abril.
A eleição será no dia 9 de maio, às 9h, no auditório da escola municipal “Zilma Coelho Pinto”, bairro Ferroviários. A escolha será feita por meio de votação secreta com representantes das instituições listadas no Decreto Nº 24.451/2014, que regulariza a Lei Municipal Nº 6.960/2014, que se refere à entrega de homenagens e honrarias em Cachoeiro.
Nos anos de 2020 e 2021, a eleição do Cachoeirense Ausente Nº 1 não foi realizada, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, tendo sua última edição acontecido no ano de 2019. Na ocasião, a professora e nutricionista Neuza Maria Brunoro Costa, que reside no município de Alegre, recebeu a honraria.
“A eleição do Cachoeirense Ausente é uma tradição de muitas décadas, sendo uma forma de valorizar aqueles que, mesmo distantes, carregam consigo o orgulho de ter nascido em nossa terra. Além disso, também é uma forma de preservar a memória de Newton Braga, que foi o idealizador desse título”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.
Relembre os cachoeirenses ausentes eleitos nos últimos anos
2019 – Neuza Maria Brunoro Costa
2018 – José Eduardo Coelho Dias
2017 – Acácio Moraes Frauches
2016 – José Eduardo Moreira
2015 – Fernando Sérgio de Melo Portinho
2014 – João Eurípedes Franklin Leal
2013 – José Sérgio Franco
2012 – Sérgio Magalhães Garschagen
2011 – Anna Graça Braga de Abreu
2010 – Luiz Carlos de Freitas (Batata)