Termina nesta segunda-feira (22) o prazo para inscrição de candidatos a Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2023. O título é entregue, anualmente, em junho, na Festa de Cachoeiro, a uma pessoa natural do município que vive e se destaca profissionalmente em outras cidades.
Familiares, amigos ou simpatizantes do candidato podem registrar a candidatura. Basta entregar um currículo com os dados pessoais e profissionais do concorrente, no setor de cerimonial da sede da Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov), situada no Centro Administrativo Hélio Carlos Manhães, na rua Brahim Antônio Seder, Centro, até às 15h, de segunda.
A eleição vai acontecer na quinta-feira (1°), no auditório da escola municipal “Zilma Coelho Pinto”, bairro Ferroviários, das 9h às 12h. A escolha será feita por meio de votação secreta com representantes das instituições listadas no Decreto Nº 24.451/2014, que regulariza a Lei Municipal Nº 6.960/2014, que se refere à entrega de homenagens e honrarias em Cachoeiro.
O título de Cachoeirense Ausente Nº 1 foi criado pelo poeta e advogado Newton Braga (1911-1962), há mais de anos. Em 2022, a eleita foi a empresária Maria da Conceição Castelar de Souza.