A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim atendeu a 6.793 ocorrências em 2020. O número é 60% superior ao registrado em 2019, que fechou com 4.238 ocorrências.
Do total de ocorrências atendidas em 2020, 1.392 dizem respeito a ações de combate à Covid-19, tais como dispersão de aglomerações em áreas públicas.
A GCM trabalha em conjunto com as demais forças de segurança, patrulhando ruas e avenidas, além de realizar a segurança de áreas e prédios públicos e atender a ocorrências diversas. Também realiza projetos de prevenção, como a Ronda de Apoio à Família (Rafa), direcionado a mulheres vítimas de violência; Ronda de Prevenção Escolar (Rope), garantindo a segurança de alunos e profissionais das escolas, e Guarda Mirim, voltado para inclusão social e formação de valores de crianças e adolescentes.
Os guardas municipais também dão apoio aos agentes de trânsito em ações pontuais, como operações e blitz em vias públicas.
Em fevereiro do ano passado, a GCM passou a atuar armada, após cumprir todos os requisitos, dando fim a um impasse jurídico de mais de uma década. No fim de 2020, 41 guardas concluíram um curso de atualização e foram habilitados a portar a pistola calibre .40.
“A pandemia tem sido muito desafiadora também para a área de segurança pública, mas a nossa Guarda Civil Municipal está, cada vez mais, preparada e equipada para prestar o apoio necessário e trabalhar em conjunto com as demais forças de segurança”, destaca o secretário municipal de Segurança, Francisco Inácio Daroz.