A fiscalização a respeito de protocolos sanitários contra Covid-19 e gripe em instituições e estabelecimentos de Cachoeiro de Itapemirim está sendo reforçada neste período de verão. O trabalho é coordenado pela Vigilância Sanitária, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
O reforço na fiscalização é uma medida determinada pelo Governo do Estado do Espírito Santo para todo o território capixaba. Na semana passada, foi realizada uma primeira ação de orientação, alcançando cinco estabelecimentos.
As ações são direcionadas a estabelecimentos comerciais, como clubes, restaurantes, cinemas e espaços de eventos, e, também, a locais de acolhimento e assistência social, como instituições de longa permanência de idosos e de acolhimento infantojuvenil.
Durante as fiscalizações, é checado se os presentes nos locais apresentam o comprovante de vacinação primária completa contra a Covid-19 (duas doses ou vacina de dose única), de acordo com a faixa etária – item obrigatório para presença em espaços compartilhados. Também é observada a aplicação de demais protocolos sanitários, como disponibilização de álcool 70%, uso de máscara e distanciamento social.
“O trabalho de fiscalização é uma rotina da Prefeitura de Cachoeiro desde o início da pandemia, assim como dos demais órgãos fiscalizatórios. O que faremos agora é reforçar as ações, levando em conta as preocupações extras com a circulação da variante Ômicron do novo coronavírus e do vírus Influenza A H2N3, que tem causado aumento de casos de síndromes respiratórias em todo o Brasil”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.