Nesta época de férias, os moradores de Cachoeiro e turistas que estão na região podem aproveitar a oportunidade para visitar e conhecer centros culturais do município. São patrimônios que guardam a memória da cidade e de suas grandes personalidades.
Na Casa de Cultura Roberto Carlos (rua João de Deus Madureira, bairro Recanto), onde o cantor viveu na infância, o visitante encontra fotos, discos, quadros, instrumentos musicais e outros itens relacionados à biografia do rei da música brasileira. O espaço abre das 9h às 18h, de segunda a sexta. No fim de semana, das 9h às 15h.
Outra atração é a Casa dos Braga (rua Vinte e Cinco de Março, Centro), onde os irmãos escritores Newton e Rubem Braga, filhos do primeiro prefeito da cidade (Coronel Francisco Braga), moraram quando crianças. O espaço é aberto à visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h, e contém ampla coleção relacionada à família Braga, com mobiliário original de época e obras de arte, como um retrato de Rubem pintado por ninguém menos que o grande compositor Dorival Caymmi.
Neste mês, a casa receberá uma nova exposição, intitulada “Palavras”, como parte do “Braganiano”, evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), em comemoração ao aniversário do cronista, celebrado no dia 12 de janeiro.
Memória da ferrovia
Também está de portas abertas aos visitantes o Museu Ferroviário Domingos Lage (rua Coronel Francisco Braga, Centro). Funcionando das 8h às 18h, de segunda e sexta, possui um rico acervo de fotografias, documentos e móveis que ajudam a contar a história das atividades ferroviárias no município.
“Nesse período do ano, há um grande fluxo de turistas no Sul capixaba, principalmente, no litoral. Pela proximidade, essas pessoas também podem aproveitar para visitar Cachoeiro, para conhecer mais sobre grandes nomes da cultura nacional, como Roberto Carlos e Rubem Braga. Todos serão muito bem-vindos e temos certeza de que vão se apaixonar por nossa cultura e nossa história”, declara a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.
Guia turístico e aplicativo
Além dos centros culturais, os cachoeirenses e visitantes podem conferir outros atrativos em Cachoeiro, como cachoeiras, patrimônio naturais e igrejas históricas. Todas as informações podem ser acessadas no Guia de Turismo do município, disponível no aplicativo “Descubra Cachoeiro” e no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br, na página da Semcult).