No próximo sábado (7), uma importante manifestação da cultura popular estará em destaque em Cachoeiro. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) vai realizar o IV Encontro Regional de Folia de Reis.
Os sete grupos participantes se encontrarão, às 16h, na Catedral de São Pedro. No local, haverá a benção das bandeiras. Logo após, o cortejo seguirá para a Praça de Fátima. As apresentações no espaço, que ainda estará com ornamentos natalinos, começarão às 18h.
Neste ano, participarão os grupos: Charola de São Sebastião (mestre Izaías da Silva), Três Reis Magos de Caeté (mestre Adilson Leite), São Sebastião de Gromogol Jesus, José e Maria (mestre Maria Silva), Três Reis do Oriente (mestre Sebastião Vitorino), Estrela do Mar (mestre Rogério Machado), Missão Divina (mestre Wilson Ceccon) e Estrela Pôr do Sol (mestre Elias Santos). Eles foram selecionados via edital lançado pela Semcult.
Na folia de Reis, destacam-se os palhaços mascarados, que declamam versos e se exibem para o público. Os integrantes, com vestimentas coloridas, tocam instrumentos como viola, tambor, acordeon, pandeiro e gaita, e entoam cânticos.
“Estamos felizes por mais uma edição desse evento tão relevante. Essa é uma festa popular, muito tradicional, que contém simbolismos culturais e religiosos. Tem a cara do Brasil, com muita cor, música e alegria. Convidamos todos a participarem”, salienta Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.
Folia de Reis
O auto popular Folia de Reis é o que procura rememorar a jornada dos Reis Magos, a partir do momento em que eles recebem o aviso do nascimento de Jesus, até a hora em que encontram o Deus-menino na lapinha. O cortejo de foliões, que faz parte do ciclo natalino, desfila cantando canções típicas, com muita cor e alegria.