Notícias

Pessoas em situação de rua

Espaço Vida completa dois anos de funcionamento em Cachoeiro

Café da manhã especial foi servido nesta quinta-feira (14); espaço realizou 3.623 atendimentos desde a inauguração
Foto: Divulgação/PMCI

O Espaço Vida, Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) de Cachoeiro de Itapemirim, completou dois anos de funcionamento nesta quinta-feira (14). Um café da manhã especial foi realizado no local para comemorar a data.

Entre os presentes, estiveram pessoas que conseguiram superar a situação de rua com o apoio do Centro Pop. É o caso do casal formado por Ana Paula Miranda Martins*, de 40 anos, e Ricardo da Silva Nostiliano*, de 37 anos. Eles receberam encaminhamentos para diversos serviços sociais e foram inseridos no programa Aluguel Social. Atualmente, moram com o filho de 1 ano em uma casa.

“A gente teve apoio total do Centro Pop pra mudar de vida e seguir num caminho melhor. Aqui nos encaminharam pra tirar os documentos, pra acertar nossa vida como cidadãos e, devagar, foram levando pra um caminho melhor. Hoje, graças a Deus eu tenho emprego com carteira assinada, tenho a minha casa com as minhas coisas. Até hoje, a gente continua vindo aqui, porque as pessoas que atenderam a gente se tornaram amigos que se preocupam com a gente”, relatou Ricardo.

Outra usuária do Espaço Vida é B.**, de 37 anos, que tem recebido acompanhamento. “Me apoio no Centro Pop como uma família. Estou nas ruas por conta da minha recaída nas drogas. O Centro Pop me ajudou com encaminhamento pra Casa de Passagem, me ajudando com meus documentos e, agora, espero conseguir o Aluguel Social. Também descobri que tenho HIV e estão me dando muito apoio”, contou B.**.

Atendimentos

Em dois anos, o Espaço Vida realizou 3.623 atendimentos e concedeu 198 passagens para pessoas voltarem a suas cidades de origem. O equipamento, que fica na rua Deodoro da Fonseca (nº 98), no bairro Independência, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, oferecendo diversos serviços.

Entre os serviços, estão disponibilização de espaço para higiene pessoal, entrega de kits de higiene, fornecimento de alimentação e encaminhamentos à rede intersetorial e socioassistencial. Também é feita oferta de acolhimento na Casa de Passagem Santa Tereza de Calcutá e, para os que aceitarem, são concedidas passagens de ônibus, no intuito de reinserção familiar do usuário em outro município ou estado, quando necessário.

Além disso, existe o trabalho da Equipe de Abordagem Social, que tem como principal objetivo atender/acompanhar, nas ruas, o público que não frequenta o Centro Pop. O Serviço de Abordagem Social tem caráter contínuo, sendo realizado durante todo o ano.

Devido ao período de pandemia, a atenção dada às questões de saúde foi redobrada, por isso, as pessoas em situação de rua que se dirigem até o Espaço Vida com sintomas gripais são encaminhadas para o Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG). Em seguida, havendo necessidade de isolamento social, o Centro Pop disponibiliza local próprio para os que precisarem.

“São muitos os fatores que podem levar pessoas para as ruas – vínculos familiares desfeitos, desemprego, pobreza, vício em drogas, dentre outros. O poder público tem um papel importante na oferta de serviços a esse público, o que contribui para a melhoria de vida dos usuários e dos indicadores sociais da cidade como um todo”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

“É fundamental que as pessoas em situação de rua tenham um local de atendimento especializado e é muito gratificante perceber que o trabalho dá resultados, que muitas pessoas conseguem superar suas dificuldades por meio dos serviços oferecidos por esse importante equipamento social”, destaca o prefeito Victor Coelho.

O Espaço Vida também pode ser acionado pelo telefone (28) 3521-1922.

*Nomes divulgados mediante autorização das pessoas citadas
**Nome suprimido para preservar a identidade da usuária