
Foto: Divulgação/PMCI
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está promovendo melhorias na infraestrutura elétrica das escolas municipais para garantir o funcionamento adequado dos aparelhos de ar-condicionado. O trabalho atende a uma solicitação da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e busca proporcionar mais conforto térmico a alunos e servidores.
Duas unidades de ensino, a EMEB Galdino Theodoro da Silva e a EMEB Maria das Victórias Oliveira de Andrade, chegaram a ter as aulas suspensas devido ao calor intenso e a impossibilidade de uso do ar-condicionado por conta de problemas na rede elétrica. Após uma intervenção emergencial da equipe de eletricistas da Seme, com suporte da concessionária de energia EDP, as atividades foram normalizadas com segurança.
A secretária municipal de Educação, Celeida Chamão de Medeiros, destacou a importância dos reparos e da modernização das instalações elétricas. “Nossa prioridade é garantir um ambiente escolar adequado para nossos alunos e professores. Além de novos aparelhos de ar-condicionado, estamos corrigindo falhas na rede elétrica, que há anos não recebia manutenção adequada, para eliminar riscos e assegurar o conforto térmico necessário”, afirmou.
Aquisição de novos aparelhos de ar-condicionado
Para ampliar a climatização nas unidades escolares, a Prefeitura de Cachoeiro adquiriu 150 aparelhos de ar-condicionado, que serão instalados em escolas que ainda não contavam com esse equipamento, além de substituir unidades antigas e sem condições de reparo. A compra já inclui a instalação dos equipamentos, garantindo maior agilidade na implementação.
As escolas que não possuíam ar-condicionado e serão contempladas com a nova aquisição são:
- EMEB Maria Stael – 10 unidades
- EMEB Domingos Ubaldo – 08 unidades
- EMEB Maria Angélica – 06 unidades
- EMEB Albertina Macedo – 06 unidades
- EMEB Rotary – 08 unidades
- EMEB Padre Gino – 08 unidades
- EMEB Julieta Depes Tallon – 12 unidades
Os aparelhos restantes serão destinados à substituição de equipamentos antigos e sem possibilidade de reparo em outras escolas da rede municipal.
Além disso, materiais elétricos armazenados no almoxarifado da Seme serão distribuídos às unidades escolares para adequações na rede elétrica, garantindo suporte à demanda energética dos novos aparelhos.