Embora o retorno às aulas presenciais ainda não tenha data definida, escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim estão recebendo melhorias para o novo ano letivo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), 23 escolas estão com novos aparelhos de ar-condicionado instalados, e em outras 18 os aparelhos serão instalados em breve.
Além disso, cinco unidades escolares estão recebendo reparos: “Luiz Semprini”; “Aurora Estellita Herkenhoff”; “Anacleto Ramos”; “Sebastião da Rosa Machado”; e Unidade Central (Seme).
Os serviços incluem: pintura geral, troca de cobertura, reforma e manutenção em todas as paredes atingidas pela enchente e troca de portas (Luiz Semprini); pintura geral, reparo no telhado, reparo dos alambrados, reparo nos portões e reparo na parte elétrica (Aurora Estellita Herkenhoff); reparo em toda cobertura e calhas de chuva, reforma do auditório com parte elétrica e forro (Anacleto Ramos); pintura geral (Sebastião da Rosa Machado) e adequação de acessibilidade e pintura geral (Unidade Central – Seme).
Segundo a secretaria, as escolas “Laurindo Sasso” “Sertão de Monte Líbano” e “Profª Idalina Cunha Moraes” também passarão por intervenções estruturais, como: reparo em cobertura, troca de rede esgoto, pintura geral e adequação de acessibilidade.
“É nosso dever ofertar um ambiente acolhedor e alegre para os alunos, especialmente, depois de um ano tão complicado para o mundo. Esperamos que, com a colaboração de todos, possamos logo superar essa situação, para que nossos alunos voltem para os espaços escolares, com a melhor qualidade possível”, expressa a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.
Notebooks nas escolas
No próximo ano, mais de 500 salas de aulas das escolas municipais de Cachoeiro contarão, também, com a aquisição de notebooks. A Seme está adquirindo os equipamentos que ajudarão no desenvolvimento de atividades pedagógicas.
Os itens ficarão nas escolas municipais à disposição dos professores, para auxiliar na comunicação e transmissão dos conteúdos de forma on-line. Além de facilitarem na transmissão de conteúdos e no acompanhamento das atividades produzidas pelos alunos, quando as aulas presenciais retornarem, as ferramentas serão usadas, também, para transmitirem as aulas, virtualmente, para os estudantes que não estiverem nas salas.
“A Prefeitura continua fazendo investimentos importantes para a educação, mesmo em um cenário adverso. Importante destacar que reafirmamos o nosso compromisso de retomar as atividades presenciais apenas quando houver garantia total de segurança para todos”, destaca o prefeito Victor Coelho.