Em Cachoeiro de Itapemirim, alunos de 15 escolas municipais de ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) estão concorrendo às eleições para nova composição dos grêmios estudantis dessas unidades. O processo eleitoral foi lançado, no fim de junho, em reunião com os gestores dessas escolas. Já as inscrições das chapas ocorreram nesta semana.
A campanha começou na quarta-feira (7) e vai até 30 de agosto. Durante este período, as chapas inscritas, com prévio agendamento pela gestão escolar, passam a divulgar suas propostas por meio de cartazes, panfletos, reuniões e debates, dentre outras ações. A votação será nos dias 5 e 6 de setembro, nas 15 unidades de ensino.
A secretária municipal de Educação, Cristina Lens, esclarece que os nomes das chapas são de livre escolha de seus integrantes, sob a orientação da comissão eleitoral de cada escola, cabendo à comissão organizar todo o processo de eleição, desde a escolha das urnas até o preenchimento da ata da eleição.
As posses dos grêmios serão agendadas entre 16 a 24 de setembro, com cerimonial. “Será um momento de prestigiar os alunos que vão assumir o importante papel de protagonistas estudantis, na educação pública municipal”, destaca a secretária.
Greminhos
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) – parceira da iniciativa – reservam para outubro as eleições dos greminhos, para as escolas de ensino fundamental I, que atendem alunos de 1º ao 5º ano, ampliando a ação em 2020 com eleições nas unidades de educação infantil.
“Consideramos imprescindível a formação e a atuação dos grêmios nas escolas. Isso faz com que os estudantes, desde pequenos, já comecem a desenvolver o sentimento de cidadania e de pertencimento às instituições escolares, permitindo que eles, de fato, zelem por esses espaços e, também, disseminem essas ações nas comunidades. Quando o aluno é um participante de um grêmio, ele atua não só na escola, mas no seu entorno. Por isso, a Seme dedica todos os esforços possíveis na organização dessas agremiações”, avalia Cristina Lens.
Sobre o projeto
O projeto dos grêmios estudantis é amparado pelas leis nº 7398/1985, nº 8069/1990, nº 9394/1996 e nº 7217/2015 (Plano Municipal de Educação, Meta 19).
A responsabilidade pela implantação das agremiações, na rede municipal, é da Gerência de Gestão Escolar da Seme e da Gerência do Centro de Referência da Juventude (CRJ) Arildo Valadão, vinculada à Semdes.
“Os grêmios ensinam aos jovens a serem mais solidários e atentos às questões da coletividade. Por isso essa iniciativa tem o nosso apoio irrestrito”, salienta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.