No domingo (5), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro promoverá o 2º Encontro Regional de Folias de Reis. O evento, aberto ao público, será iniciado no pátio da Catedral de São Pedro, no Centro, a partir das 17h, com a cerimônia de benção das bandeiras.
Em seguida, os grupos seguirão em cortejo para a Praça de Fátima, onde se apresentarão para o público, em torno do presépio montado no local.
Os sete grupos participantes foram selecionados pela Semcult via
edital. São eles: “Magos do Caete”, “Missão Divina”, “José
e Maria de São Sebastião de Gromogol”, “Estela Por do Sol”,
“Estrela Paz do Oriente”, “Charola de São Sebastião” e
“Estrela do Mar”. Todos receberam um auxílio financeiro de R$
1.200 para arcar com as despesas relativas à participação na
atividade.
O evento marca o encerramento do ciclo
natalino. Os grupos relembram a longa jornada dos Três Reis Magos –
Melchior, Gaspar e Baltazar – até a manjedoura onde nasceu o
Menino Jesus. Com vestimenta colorida, os componentes tocam
instrumentos, como viola, reco-reco, tambor, acordeon, pandeiro e
gaita, e entoam cânticos. Nas apresentações, destacam-se os
palhaços, mascarados que declamam versos e se exibem para o público.
Além de conhecer melhor essa rica manifestação da cultura popular, será a última oportunidade para apreciar a decoração natalina da Praça de Fátima, que já atraiu mais de 40 mil visitantes ao local e que será desmontada na segunda-feira (6).
“A Folia de Reis é um folguedo de uma linda simbologia e muito representativo da nossa região. O Encontro Regional de Folias é um momento marcante e de singular importância, tanto para preservar nossa memória e nossas raízes, quanto para fortalecer a cultura popular, com o intercâmbio dos vários grupos”, ressalta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.
Projeto Verão 2020
O Encontro de Folias de Reis integra a programação do projeto “Verão 2020: Viva Cachoeiro de Itapemirim”, organizado pela Semcult.
A agenda cultural segue no dia 16, com o sarau “Braganiano: as estrelas que nós amamos”, que acontecerá, às 19h, na Casa dos Braga, localizada na rua Vinte e Cinco de Março. O evento terá apresentação musical com Amélia Barreto e uma roda de conversa com escritoras capixabas com a temática: “A importância da mulher na literatura contemporânea”.
A última atividade será no dia 23 deste mês: “Cachoeiro canta o rei”, em homenagem ao cantor Roberto Carlos. O evento será na Casa de Cultura Roberto Carlos, com apresentação do grupo 028 Band.