Na quinta-feira (10), o Teatro Municipal Rubem Braga, localizado na região central de Cachoeiro de Itapemirim, receberá o lançamento do documentário sobre o Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, uma realização da Academia Maria Antonieta Tatagiba. A exibição começa às 19h.
O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) e será aberto ao público. O registro é dirigido pelo cineasta, biólogo e produtor cultural Cloves Mendes, e retrata a história de São Pedro do Itabapoana, sob a ótica de pertencimento dos moradores do distrito de Mimoso do Sul.
“O filme mostra a história contada pelos próprios moradores, entre relatos e causos, que ressaltam a importância histórica do distrito. A proposta é contribuir para o trabalho de preservação e restauração que está sendo feito no Sítio Histórico”, destaca Cloves Mendes.
Com a produção de Balbino Miguel Nunes, imagens de Sander Calmon e Pedro Padovan, locução de Carol Veiga e música de Carlos Henrich, o documentário faz parte das ações do projeto conservacionista, desenvolvido em parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/ES), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a prefeitura de Mimoso do Sul e a Associação de Moradores da comunidade de São Pedro do Itabapoana.
A secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins, ressalta que o apoio ao evento reforça a importância que o município de Cachoeiro de Itapemirim dá ao programa de regionalização do Turismo do governo federal. “Somos, orgulhosamente, a Região dos Vales e do Café. Junto com Muqui e Mimoso do Sul, buscamos superar os desafios e potencializar o turismo regional. Recebemos o lançamento deste documentário com muito carinho e esperamos a presença de todos para prestigiar tão importante momento”, salienta.