A equipe de fiscalização da Prefeitura de Cachoeiro e a Guarda Civil Municipal (GCM) atenderam a 1.188 denúncias recebidas pelo Disk Aglomeração, até este domingo (14). As demandas estão relacionadas a flagrantes de desrespeito às medidas restritivas, implementadas para o enfrentamento à Covid-19, em locais públicos e privados da cidade.
O Disk Aglomeração é uma central de atendimento que pode ser acionada 24 horas pela população, de forma a contribuir com as ações rotineiras da prefeitura. Qualquer cidadão pode fazer denúncias sobre desrespeito a regras de funcionamento das atividades econômicas; aglomeração em estabelecimentos e em outros locais; uso irregular de máscaras; dentre outras.
Também são acolhidas denúncias relacionadas a festas e confraternizações em ambientes residenciais, mas, nesses casos, o trabalho da Prefeitura de Cachoeiro se restringe a ações de conscientização. Para reclamações relacionadas à perturbação do sossego, como barulho excessivo, a orientação é para que a Polícia Militar seja acionada.
A central do Disk Aglomeração não faz contatos de retorno ao cidadão denunciante, mas qualquer pessoa pode fazer contato quantas vezes considerar necessário. Todas as demandas são registradas e encaminhadas para a equipe de fiscalização ou para a GCM, dependendo do tipo de ocorrência.
Desse modo, o Disk Aglomeração serve como um sistema de auxílio ao trabalho rotineiro dos fiscais e dos guardas-civis, contribuindo para mapear os locais que necessitam de ações mais frequentes. A equipe de fiscalização, por exemplo, já realizou mais de 5,4 mil vistorias, número que não abarca apenas as denúncias acolhidas na central de atendimento.
“A equipe de fiscalização e a Guarda Civil Municipal percorrem o município, diariamente, vistoriando estabelecimentos, atendendo a ocorrências e trabalhando com conscientização. O registro de uma denúncia não significa que ela deverá ser atendida de forma imediata, mas o contato dos cidadãos tem impacto direto no planejamento das atividades. Necessitamos da cooperação de todos”, explica Ruy Guedes, coordenador do Sistema de Comando de Operações (SCO) para enfrentamento à Covid-19 em Cachoeiro.
“O volume de demandas é enorme. É preciso, antes de mais nada, que os cidadãos tomem consciência da gravidade da pandemia e cumpram as medidas. Só assim, conseguiremos enfrentar esse momento tão desafiador de forma bem-sucedida”, completa o prefeito Victor Coelho.
O Disk Aglomeração pode ser acionado pelo telefone 153 e pelo site cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral.