Modernização

Digitalização do acervo da Biblioteca Municipal de Cachoeiro avança

Por meio de um scanner planetário, os livros da biblioteca estão sendo digitalizados para permitir o acesso remoto
Foto: Patrícia Pim/PMCI

A digitalização do acervo da Biblioteca Municipal “Major Walter dos Santos Paiva” tem avançado. Iniciado no fim de 2023, o projeto, conduzido pela empresa Hypercube Realidade Virtual LTDA, conta com uma tecnologia que permite que o acervo seja visualizado de forma on-line.

Atualmente, o projeto se encontra na fase de animação das páginas e, até o momento, mais de 2.100 livros já estão catalogados para consulta de acervo.

Por meio de um scanner planetário, os livros da biblioteca estão sendo digitalizados e colocados numa plataforma que possibilitará o acesso remoto. Dentro da ferramenta, poderão ser encontrados, a princípio, o título da obra e algumas informações pontuais.

Segundo a equipe da biblioteca, que foi treinada para fazer a transição, alguns exemplares serão totalmente disponibilizados para leitura e consulta. Nessa primeira fase, a ideia é, aos poucos, passar todo o acervo para dentro da plataforma.

Além disso, em etapas posteriores do projeto, que foi contemplado pelo Edital Fapes N° 026/2022, será possível manusear os livros em uma realidade virtual. De acordo com a equipe responsável, a transição das obras está sendo realizada e, por isso, ainda não é possível acessar a plataforma. A intenção é que seja liberada até o segundo semestre deste ano.