Com o verão e o aumento da temperatura, alguns moradores de Cachoeiro ou turistas podem querer se banhar no rio Itapemirim. Contudo, a Defesa Civil do município alerta para o perigo dessa prática, pelo risco real de afogamento – no último sábado (31), uma criança foi vítima.
“Quando o rio está no nível normal, nós já não recomendamos o mergulho. Agora, com o nível mais elevado, devido às últimas chuvas, a correnteza fica mais forte e estamos reforçando o apelo para que se evite essa prática. Mesmo nos locais que aparentam mansidão, é perigoso”, adverte o coordenador do órgão, Francisco Inácio Daroz.
Ele destaca, também, que em muitos trechos do Itapemirim há presença de rochas, muitas delas submersas, havendo o risco dos banhistas se chocarem ou ficarem presos nelas.
O coordenador lembra, ainda, que em caso de acidentes no rio, o socorro é prestado pelo Corpo de Bombeiros, que deve ser acionado pelo telefone 193.
Segurança e cuidado em outros locais
Para quem deseja se refrescar e encontrar lugares mais seguros, Cachoeiro oferece opções como cachoeiras e piscinas de clubes. No entanto, é indispensável ter cautela na hora do banho, buscar informações sobre os locais previamente e escolher, preferencialmente, os que tenham a presença de salva-vidas.
Além disso, é muito importante usar boia, evitar áreas profundas e correntezas e não exagerar na ingestão de bebidas alcoólicas.