Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro iniciou a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para o público a partir dos 18 anos, seguindo orientação do Ministério da Saúde.
A dose bivalente é um reforço importante contra o coronavírus, por ter sido desenvolvida para proteção contra a variante ômicron. Para recebê-la, porém, é preciso ter tomado, pelo menos, duas doses da vacina convencional (monovalente, criada antes do surgimento da ômicron), respeitando um intervalo de quatro meses de aplicação da última.
A vacinação é feita, das 8h às 16h, na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu, no bairro Santo Antônio, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de imunização. É preciso levar cartão de vacina, cartão do SUS e documento pessoal.
Outros grupos autorizados
O imunizante já estava disponível para: idosos a partir de 60 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente e imunocomprometidas a partir de 12 anos – estes dois últimos públicos precisam apresentar laudo comprobatório para vacinação.
Quilombolas, residentes e profissionais de instituições de longa permanência, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas também são grupos autorizados, pelo Ministério da Saúde, a receber a dose. Para atendê-los, a Semus desenvolve ações de imunização in loco.
De acordo com o site Vacina e Confia, do governo estadual, mais de 9,5 mil doses da bivalente já foram aplicadas em Cachoeiro.