Os passageiros do transporte coletivo de Cachoeiro devem se manter atentos aos cuidados necessários para continuarem a se prevenir contra a transmissão da Covid-19.
O diretor-presidente da Agersa (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim), Vanderley Teodoro de Souza, destaca que a utilização de máscaras de proteção no interior dos coletivos continua obrigatória e reforça a necessidade de se manter distanciamento social e medidas de higiene das mãos.
Sobre o volume de passageiros dentro dos ônibus, Vanderley Teodoro lembra a importância dos usuários se manterem informados sobre os horários das linhas, para evitarem aglomerações desnecessárias.
“As linhas com maior demanda de passageiros têm um intervalo de 15 a 20 minutos entre uma viagem e outra nos horários de pico. Se manter informado permite que o usuário possa escolher aguardar a próxima viagem e utilizar um coletivo mais vazio”, explica.
As linhas que possuem essa característica são, em especial, as linhas que atendem aos bairros Ruy Pinto Bandeira, Gilson Carone e Village da Luz.
“Nós acompanhamos a operação, diariamente, e temos notado que a questão a ser observada não é a quantidade de viagens e, sim, a distribuição dos usuários em cada viagem. Hoje, a operação do transporte coletivo em Cachoeiro possui 52 linhas e, aproximadamente, 1.500 viagens por dia”, salienta.
A Agersa é a responsável pela fiscalização do serviço e, em caso de transporte de passageiros sem máscara de proteção, superlotação ou qualquer outro tipo de problema, os usuários devem fazer o registro da reclamação na Ouvidoria da Agersa, por meio do e-mail ouvidoria@agersa.es.gov.br ou pelo telefone: 0800 283 4048 – de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Vale lembrar que o aplicativo “Ponto Cachoeiro” está nos seus testes finais e será lançado para a população em breve, o que vai facilitar a consulta dos horários e viagens programadas de cada linha.
Enquanto o aplicativo não é lançado, os usuários do transporte coletivo podem conferir os horários atualizados, diariamente, no site da Agersa (agersa.es.gov.br) e da concessionária Novotrans (novotrans.com.br).
-
Pandemia