Nesta quarta-feira (24), Cachoeiro bateu o recorde de pessoas vacinadas contra a covid-19 em um único dia, com 2.456 doses aplicadas em grupos prioritários liberados para a imunização, contando primeira e segunda doses. Com isso, o município alcançou o total de 20.413 doses aplicadas na campanha.
A maior parte das doses aplicadas nesta quarta foi direcionada a idosos de 70 a 74 anos, que contaram com atendimento em drive-thru e em unidades básicas de saúde da cidade e do interior.
Sealtiel Tibúrcio, de 70 anos, foi um dos que aproveitaram a comodidade de ser atendido dentro do carro, na ação que foi realizada no Parque de Exposições do bairro Aeroporto.
“Eu achei ótimo o modelo drive-thru, utilizando esse espaço para que a gente não corra risco de ficar aglomerado em filas. Local digno para essa situação. Eu estava esperando muito pela vacina. Fico emocionado, porque sempre quis tomar. É gratificante ter essa oportunidade. Agradeço à Prefeitura, pelo empenho”, afirma.
“O atendimento foi excelente. Tudo dentro daquilo que foi determinado. Fui contemplado nessa etapa, mas vou continuar seguindo os cuidados e incentivando as pessoas para que se imunizem também”, disse Vitor Emanuel Alves Moreira, de 74 anos.
O secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, comemora a marca alcançada pelo município na campanha de vacinação. “Com esse recorde, de mais de 2,4 mil pessoas vacinadas em um dia, ultrapassamos a marca de 20 mil doses aplicadas, superando o número de casos confirmados de covid-19 em Cachoeiro, o que tem um valor simbólico importante na luta contra o coronavírus”, avalia.
UBS continuam vacinando
Em 20 unidades básicas de saúde da cidade, a vacinação de idosos de 70 a 79 anos continua para os que fizeram agendamento telefônico. Quem não conseguiu agendar deve procurar a equipe das unidades para fazer um cadastro, que será usado quando o município receber mais vacinas para esse público.
No interior, a vacinação do grupo segue sendo feita, por demanda espontânea, enquanto houver estoque do imunizante nas unidades de saúde dos distritos de Itaoca, Soturno, Pacotuba, Córrego dos Monos, Burarama, Conduru, Coutinho e São Vicente.
Outros grupos prioritários
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que idosos de 80 a 84 anos e trabalhadores da saúde que já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 devem ficar atentos ao prazo para tomar a segunda dose.
No caso dos idosos, eles precisam se apresentar no local em que receberam a primeira dose (unidade básica ou Policlínica Municipal Bolívar de Abreu), na data marcada no cartão de vacinas. Já os profissionais de saúde devem procurar, também na data informada no cartão, a Policlínica Municipal.