Nesta segunda-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro dará início à vacinação contra Covid-19 em bebês de seis meses a 2 anos sem comorbidades.
O procedimento foi autorizado por meio da Nota Técnica Nº 37/2022 da Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo, em consonância com recomendações do Ministério da Saúde.
A imunização acontecerá na sala de vacina da Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu” (Centro de Saúde), às segundas e quartas-feiras, das 7h às 16h, sem necessidade de agendamento. O imunizante a ser aplicado nesse público será o da Pfizer-BioNTech.
Para receber a vacina, a criança deve estar acompanhada dos pais ou de um adulto responsável. É preciso apresentar os documentos de identidade e cartão SUS, além da caderneta de vacinação.
O esquema vacinal será de três doses, sendo o intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda, e de oito semanas entre a segunda e a terceira aplicação.
O secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, destaca a vacinação como principal meio de evitar infecções, hospitalizações e complicações da Covid-19, que podem levar a sequelas e óbito.
“Estamos diante de um novo aumento de casos de Covid-19 no estado, por isso, os pais devem resguardar seus filhos por meio da vacina, que é a principal ferramenta para impedir ou atenuar as infecções, evitando casos graves e óbitos”, destaca.